Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Quais as diferenças entre agilidade e rapidez nos negócios?

Nos últimos anos, o termo “agilidade” tomou conta do vocabulário de executivos de todos os setores. Isso ocorreu principalmente depois que os métodos ágeis deixaram de ser aplicados apenas em equipes de TI e passaram a fazer parte das rotinas de times de empresas dos mais diversos segmentos.

Mas embora muitos falem sobre agilidade, grande parte continua confundindo o sentido da palavra com “rapidez”. 

O primeiro ponto de reflexão é: trabalhar com agilidade é muito diferente de trabalhar de forma rápida. E para você entender melhor essa ideia, vamos usar uma analogia.

Imagine dois times de futebol que vão disputar um jogo decisivo. Obviamente, ambos têm o mesmo objetivo: marcar gols.

Com pressa e ansiedade para ganhar a disputa, os jogadores do time A correm e trocam passes em velocidade muito superior ao oponente. 

No início, o desempenho parece positivo, mas no decorrer do jogo, você percebe que os jogadores não estão organizados. A sede pela vitória faz o time se atrapalhar. Quanto mais rápido eles trocam passes, mais erros cometem, dando espaço para o time adversário tomar a posse de bola.

Agora, vamos ver como a outra equipe está se comportando durante o jogo.

Enquanto os jogadores do time A correm e tocam a bola de forma rápida e desorganizada, seu oponente consegue aproveitar ao máximo a posse da bola, priorizando os movimentos certos e todo o planejamento tático para vencer o jogo. 

Eles não demonstram pressa. Correm menos e, ao mesmo tempo, se cansam menos. Afinal, seus passes organizados permitem menor desgaste.

Veja, os dois times têm o mesmo objetivo. Mas enquanto o primeiro trabalha rápido, o segundo trabalha de forma ágil.

Como você pode ver na analogia, um trabalho executado com agilidade é muito diferente de um trabalho rápido. 

Em processos ágeis, é possível aproveitar cada minuto do trabalho em sua máxima potência, mantendo como foco as prioridades do negócio.

A pressa, ao contrário, está relacionada à desorganização, aumentando falhas e reduzindo o verdadeiro sentido da tão almejada produtividade.

Outro ponto de grande importância é olhar para a agilidade nos negócios como a capacidade de responder rapidamente às mudanças sem perder o foco nas prioridades e oportunidades. Ou seja, a agilidade está diretamente relacionada à capacidade de adaptação e flexibilidade. 

Já quando se pensa em rapidez, é comum encontrar empresas focadas em entregas velozes e frequentes que esquecem do principal: gerar valor para o cliente. Nesse sentido, essas organizações acabam olhando apenas a entrega final, deixando de lado os processos, que são a chave para ganhar agilidade.

Isso significa que as empresas que entendem as diferenças entre agilidade e velocidade conseguem criar processos que otimizam as entregas, adotando tecnologias que permitem melhores experiências tanto para os colaboradores, quanto para os clientes.

Isso não só aumenta a produtividade da equipe, mas também a competitividade do negócio, já que não há perda de tempo (e dinheiro) em processos falhos.

No momento em que se decide trabalhar com agilidade, é fundamental que a empresa conte com recursos capazes de facilitar e melhorar a gestão a partir da otimização dos processos e fluxos de trabalho das equipes.

E uma das soluções que mais tem se destacado para dar conta dessa demanda é a automação inteligente de processos, capaz de dar celeridade para os negócios de forma estruturada.

O Gartner aponta a Automação Inteligente de Processos como uma das grandes tendências no universo da tecnologia. 

A partir da combinação de DPA (Digital Process Automation), RPA (Robotic Process Automation), Machine Learning, Inteligência Artificial e outras tecnologias, a solução transforma processos analógicos em digitais, fortalecendo os resultados das empresas através de funcionalidades como:

Relatórios automáticos

Com a automação de processos, as empresas se tornam capazes de configurar relatórios de forma automática para obter insights e melhorar a eficiência das equipes: tudo com mais confiabilidade de informações, padronização de dados e aumento da produtividade.

Disparos automáticos de tarefas

Com os disparos automáticos de tarefas, os riscos de perder informações no meio dos processos são eliminados.

A gestão da empresa passa a ter autonomia para criar fluxos de trabalho que podem ser gerenciados e customizados de ponta a ponta. Nesse sentido, cada colaborador é notificado sobre suas tarefas, prazos e pendências.

Menos código

Plataformas de automação low-code permitem a construção de um único fluxo de trabalho com a integração de diferentes sistemas e dados, gerando maior fluidez e agilidade para as organizações. 

Além disso, as plataformas low-code dispensam a necessidade de ter profissionais especialistas em programação na estrutura da empresa, permitindo que pessoas de negócios tenham autonomia para desenvolver, pensar os fluxos e colocá-los em atividade.

Visibilidade de dados em tempo real

Os gestores são capazes de acessar as informações da empresa de qualquer lugar. Essa facilidade permite não apenas a correção de falhas rapidamente, mas também aumenta a assertividade nas tomadas de decisão.

Integração entre áreas

As plataformas de automação inteligente também permitem a criação de fluxos completos. Ou seja, são capazes de integrar diferentes áreas, eliminando gargalos e otimizando a comunicação entre equipes diversas. 

A nossa plataforma permite a automação inteligente de processos de ponta a ponta e a integração de qualquer sistema legado, aumentando a agilidade das operações de empresas de todos os setores. 

Através da orquestração de trabalho de robôs (RPA), pessoas e sistemas (modernizando os sistemas legados), expandimos a produtividade, reduzimos custos e construímos histórias incríveis por meio da tecnologia.

Agende uma demonstração gratuita e conheça nossa plataforma agora mesmo!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!