Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Diferença entre no code e low code: saiba os benefícios de cada uma

Diferença entre no code e low code: saiba os benefícios de cada uma

Com a evolução das metodologias de desenvolvimento de softwares e a popularização de linguagens que permitem outras formas de criação de programas, inúmeras opções se consolidam como alternativas para tornar os processos mais ágeis e efetivos. Para escolher o melhor, é essencial compreender a diferença entre “no code” e “low code”, além de distinguir ambos do conceito de programação high code. 

Neste artigo, falaremos sobre as questões acima, além de abordar como cada opção pode ser usada na implementação de novos sistemas na empresa, além dos benefícios e desvantagens de cada um. 

Continue lendo e entenda! 

Afinal, qual a diferença entre low code e no code?

Em linhas gerais, podemos classificar a plataforma no code como uma forma de desenvolvimento de softwares que não exige conhecimentos técnicos prévios por parte do usuário. Já o low code abrange uma forma de desenvolvimento que exige certo conhecimento de programação, mesmo que básico, para ser operado por meio de uma ferramenta gráfica muito mais intuitiva. 

De forma resumida, para entender a diferença entre low code e no code, é preciso ter em mente que, enquanto uma te entrega uma funcionalidade já pronta (porém, um pouco mais limitada, por vezes), a outra permite que você execute comandos para refinar o software desejado de acordo com a sua necessidade. 

Neste sentido, podemos ver as plataformas low code como mais indicadas para empresas cujas necessidades sejam mais específicas, uma vez que, com esse modelo de desenvolvimento, as necessidades do negócio são contempladas de forma integral no software criado. 

Entenda melhor: o que é low code? 

Agora que você já entende um pouco sobre a diferença entre low code e no code, vamos aprofundar os conhecimentos, especificamente, sobre o que é low code. 

Low code é um tipo de software que usa pouca codificação e exige pouco conhecimento técnico para sua execução. 

A facilidade de uso, inclusive, é um dos maiores fatores responsáveis pelo crescimento da adoção do low code para desenvolvimento, segundo este estudo realizado pela Color Whistle

Este fato, somado aos demais benefícios do low code, pode representar uma vantagem significativa na hora de definir seus investimentos na aquisição de softwares voltados às mais diversas finalidades para sua empresa. 

Ao optar por um software low code para a implementação de um mapeamento de processos empresariais, por exemplo, você consegue definir todas as etapas organizacionais obrigatórias, do início até o final das atividades. 

Os benefícios do low code

O primeiro benefício do low code é, com certeza, a agilidade na criação de softwares e programas específicos para as suas necessidades. Contudo, a lista não termina aí. 

Além da otimização na entrega do produto final, as plataformas low code podem significar uma redução considerável de gastos relacionados à manutenção desses softwares. 

Adicionalmente, a implementação do programa criado pode ser muito mais ágil. Isso porque, como não exige conhecimentos técnicos profundos, a plataforma de desenvolvimento de baixo código pode ser criada, colocada em prática e, se necessário, consertada muito mais facilmente. 

O que é no code? 

Enquanto low code é a criação de softwares e programas a partir de um conhecimento básico de programação por meio de códigos “pré-prontos”, no code é a implementação de soluções sem que haja qualquer atividade específica de desenvolvimento por parte da sua empresa. 

Na prática, significa que você estará adotando um software já pronto, cujas utilidades e opções estarão restritas ao que os desenvolvedores primários criaram, sem que você possa alterá-las de acordo com as suas necessidades. 

Apesar de parecer uma solução eficiente em curto prazo, a implementação de soluções a partir de uma plataforma no code pode ser muito limitante para seus negócios. Afinal, aqui, nem todas as etapas de processos são consideradas no momento de criação da ferramenta, o que pode tornar o seu fluxo organizacional mais difícil de ser monitorado. 

As plataformas no code não exigem qualquer tipo de conhecimento de programação ou desenvolvimento, uma vez que seus códigos não estão abertos à edição, alteração ou manutenção de qualquer tipo. 

Plataformas high code

Para além das plataformas e softwares criados a partir de linguagem no code e low code, existem, ainda, as plataformas high code. 

Neste caso, tratam-se de softwares e ferramentas criadas do zero, a partir da programação de um código novo. Aqui, exige-se alto conhecimento por parte dos profissionais envolvidos no processo. 

Vale salientar que os programas high code podem, sim, ser super específicos, mas, via de regra, a contratação de um time de profissionais aptos para a execução deste tipo de trabalho pode ter um custo financeiro bem alto. 

Além disso, o tempo necessário para a entrega será diretamente proporcional à dificuldade de criação dos códigos.  

Low code X no code: qual escolher para sua necessidade?

Agora que você já sabe o que é no code e low code, provavelmente, deve estar se perguntando como implementar a melhor forma de criação na cultura organizacional da sua empresa, certo?

Neste sentido, você, como gestor, precisa se atentar para alguns detalhes importantes, especialmente no que diz respeito às necessidades do seu negócio e da sua organização. Abaixo, você confere algumas perguntas-chave que podem te ajudar a se orientar. 

  • O quão específico você quer que seja o seu programa?
  • Quais as métricas de qualidade e produção que você deseja analisar?
  • Como você pretende colher dados para refinar processos e criar novas atividades para seu time?
  • Qual o orçamento disponível para a contratação de desenvolvedores e programas?

Todas essas são perguntas que, quando respondidas, permitem que você embase sua decisão com mais segurança e sem chance de investimentos desnecessários. 

Contudo, é importante lembrar que, em plataformas low code, você desfruta de mais liberdade para especificar e delimitar as atividades comumente realizadas na sua empresa, podendo, inclusive, definir métricas de análise, atribuir responsabilidades e muito mais. 

Além do mais, apesar de ainda exigir um nível básico de compreensão de desenvolvimento, as plataformas low code são extremamente intuitivas, valendo-se de ilustrações e outros elementos visuais que facilitam o entendimento e ajudam a definir os melhores parâmetros para as suas demandas. 

Quando comparadas às outras formas de programação, e entendidas as diferenças entre low code e no code, a tendência é que a relação custo-benefício entre ambas penda para as plataformas de desenvolvimento de baixo código. 

Isto porque, mesmo ainda exigindo uma pessoa com conhecimento básico, você acaba economizando na aquisição de um software que pode ser editado para abranger todas as suas necessidades. 

A plataforma Lecom e suas soluções low e no code

A plataforma Lecom é uma excelente opção para você, que deseja implementar processos organizacionais na sua empresa usando a linguagem low code ou no code! 

Com a Lecom, você otimiza seus processos, agiliza as entregas e, o melhor de tudo, em uma plataforma única, pensada inteiramente na sua produtividade, como você confere no vídeo a seguir. 

Chega de buscar recursos que te ajudem na construção de um fluxo de atividades funcional e organizado. Aqui, você encontra o que precisa! 

Acesse o nosso tour guiado, conheça a plataforma em ação e dê o primeiro passo para transformar sua produtividade e seus resultados. 

Picture of Germano Canela

Germano Canela

Gerente de Projetos

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!