Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Entenda os Desafios das Cooperativas de Crédito no Brasil e Descubra Como Superá-los!

Cooperativas de crédito no Brasil

As cooperativas de crédito no Brasil apareceram pela primeira vez no ano de 1902, na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Em uma instituição como essa, as pessoas se juntam voluntariamente para realizar suas movimentações financeiras por meio dela. 

Essas cooperativas não têm fins lucrativos e, por conta disso, normalmente os valores das taxas são mais baixos e acessíveis quando comparamos com os bancos tradicionais. Porém, esse tipo de instituição vem passando por desafios em nosso país. Confira abaixo quais são e como é possível contorná-los. 

Quais são os desafios das cooperativas de crédito no Brasil?

Estamos vivendo em um cenário político, econômico e social que pode desencadear uma série de desafios para as cooperativas de crédito no Brasil Conheça alguns deles:

  • dificuldade para a  inovação tecnológica por conta de limitações de orçamento e do apego aos modelos tradicionais (analógicos) que, hoje, já estão ultrapassados no mercado;
  • ganhar escala e desenvolver estruturas de apoio que realmente supram as necessidades dos cooperados;
  • gerenciar, controlar e otimizar  os processos internos com eficiência;
  • reduzir a burocracia e se tornar mais ágil;
  • conquistar e encantar   a nova geração de cooperados, que estão em busca de tecnologia, eficiência e agilidade, sem abrir da credibilidade.

Muitos desses desafios impactam uns aos outros e dependem de soluções em comum para que possam ser resolvidos. 

Como solucionar os desafios das cooperativas?

Agora que você já entende quais são os principais desafios das cooperativas de crédito no Brasil, chegou a hora de saber qual é a solução para eles. 

As instituições, em suma, precisam se organizar internamente e investir em soluções que aumentem a eficiência operacional, eficácia e assertividade dos processos. Inovações tecnológicas são estritamente necessárias e não podem ser deixadas de lado. 

Mas, o mais importante de tudo é que, para isso acontecer, as cooperativas precisam se desapegar de seus processos analógicos.. Com a automação de processo é possível economizar tempo, otimizar a força de trabalho e permitir a expansão dos serviços prestados. 

Confira como a Plataforma Lecom tem empoderado  as cooperativas de crédito a solucionar os desafios das Cooperativas de Crédito no Brasil por meio de processos digitais.

Acesse nosso material exclusivo com dois cases premiados internacionalmente. 

Acompanhe também nossas redes sociais: Instagram, LinkedIn

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!