Qual é o papel do dashboard em uma estratégia de BI?

Hoje em dia, os dados gerados pelos processos da sua empresa podem se tornar informações poderosas para sua estratégia. Isso é possível graças às ferramentas de Business Intelligence. Existe um elemento muito importante neste tipo de estratégia, o  dashboard. Descubra qual é o papel dessa ferramentas em sua estratégia de BI e os seus benefícios.

Primeiramente, é importante compreender o que é BI

O Business Intelligence – Inteligência de negócio –  envolve a coleta, organizações e análise de dados, com finalidade de obter, compartilhar e monitorar informações estratégicas de uma organização.

Por meio de uma estratégia de BI, é possível empoderar os gestores a tomar decisões  baseadas em informações sobre o negócio. Dessa forma, potencializa a assertividade e eficiência.

Utilizando uma plataforma de Business Intelligence, o acesso aos dados e informações podem ser acessados de forma instantânea. A cada processo da empresa, são gerados dados que serão organizados e disponibilizados que irão apoiar as decisões. Assim, a assertividade será potencializada, e os riscos serão minimizados.

Além disso, uma plataforma de BI possibilita a abstração de dados de diversos setores, de várias unidades do negócio em um único sistema. Assim, é possível padronizar e automatizar a entrada de dados, aumentando a confiabilidade das informações.

Saiba tudo sobre BPM

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar as novidades da transformação digital no Mundo!

Entenda o papel do Dashboard em uma estratégia de BI

Dashboard é um painel que apresenta as principais informações financeiras, comerciais, de recursos humanos, logística e dos processos de manutenção. É uma ferramentas que viabiliza a visualização de métricas e indicadores chave do negócio.

Interface personalizável e capacidade de disponibilizar as informações de forma inteligente em tempo real, a partir de diversas fontes, são características fundamentais dos Dashboards de BI.

Confira a seguir nossa #DicaÁgil com Germano Canela, Gerente de Projetos da Lecom, sobre dashboards de Business Intelligence. Assista:

Acompanhe a Lecom no Youtube e saiba mais sobre Business Intelligence

Quais são os benefícios do Dashboard de BI?

Confira os benefícios que o Dashboard de uma ferramenta de Business Intelligence pode proporcionar ao seu negócio:

  • Eficiência na análise de dados – exibição clara e objetiva dos principais dados e métricas.
  • Informações personalizadas – consolidação dos dados de acordo com as necessidades do negócio.
  • Acesso fácil e imediato – possibilidade de acessar e atualizar as informações a qualquer momento.
  • Transparência – gera informações confiáveis, mostrando exatamente quais são pontos relevantes dos projetos.

Ainda tem alguma dúvida sobre o papel do Dashboard em uma estratégia de BI? Deixe sua questão nos comentários!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.