Da Melhoria Contínua para as Grandes Transformações

Você já parou para pensar: como migrar da melhoria incremental para grandes transformações do negócio?

Com certeza você já ouviu a expressão: “pensar fora da caixa”. E o que seria isso? Nada além que se reinventar! Muitas organizações já sentem essa necessidade diante de clientes e concorrentes, isso porque o mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo.

A crescente evolução tecnológica transforma o contexto dos negócios, e consequentemente transforma também os clientes, isso faz com que a busca pela excelência seja incansável e totalmente constante.

Programas de melhoria contínua e excelência operacional normalmente envolvem a condução de projetos com foco na redução de custos e aumento da eficiência e confiabilidade da operação.

O que muda ao compararmos projetos de melhoria com projetos de transformação de maior impacto?

Enquanto a melhoria continua usualmente envolve aprimorar atividades internas da operação, transformações incluem o redesenho ponta-a-ponta, inovação de processos e de serviços entregues aos clientes.

melhoria

Figura 1 – Melhoria contínua vs transformações de maior impacto (adaptado de Harmon, BPTrends)

A melhoria contínua costuma surgir da necessidade de resolução de problemas na operação. Já a transformação pode surgir da identificação proativa de oportunidades de se reestruturar e ofertar maior valor a clientes.

Projetos de transformação são projetos que pressupõem uma atuação integrada a processos, regras, estrutura e tecnologias para o alcance de mudanças significativas.

A transformação não se restringe as evoluções na rotina de trabalho, pelo contrário, costuma envolver a introdução de tecnologias de apoio e a discussão sobre seu impacto em estrutura organizacional e pessoas.

Ganhos internos de eficiência e confiabilidade são algumas das prioridades nas grandes transformações das empresas, porém, existe a preocupação efetiva com o olhar “de fora para dentro” e a demonstrar efetivamente os ganhos para os clientes e partes interessadas.

Com a formação de profissionais de transformação multidisciplinares, a evolução é um passo necessário para quem deseja entrar nesse ambiente de desafios.

Confira Leandro Jesus falando sobre o tema no roadshow Café com BPM:

Fonte: © Leandro Jesus, 03/02/15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.