Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

COOPERATIVAS: Como reduzir o tempo de atendimento sem desumanizar o processo

Equilíbrio

Em um modelo de trabalho sem fins lucrativos, a conexão entre cooperados se sustenta com o interesse comum de ampliar o protagonismo e a qualidade de vida dos envolvidos no ecossistema. 

Por isso,  o planejamento, a gestão e o acompanhamento dos serviços da cooperativa precisam ser conduzidos cuidadosamente.

A satisfação das pessoas deve ser o ponto de partida para a análise dos resultados, e, ao mesmo tempo, um requisito para estudar e implantar novas propostas e projetos.

Explorar os pontos de melhorias e aperfeiçoamento dos serviços das cooperativas é essencial para a evolução e manutenção do equilíbrio dentro do negócio; assim, a adoção de ferramentas ou recursos deve passar por um processo rigoroso de avaliação.

Surge então a necessidade de equacionar a realização de tarefas do dia a dia, a análise de oportunidades e a manutenção do relacionamento e do apoio mútuo aos que fazem parte da cooperativa.

Agilidade vs. Zelo

Dentro do processo de gestão e evolução das cooperativas, muitas pessoas podem considerar que a agilidade impulsionada por recursos digitais é incompatível com o zelo necessário a cada ação.

Acontece que, normalmente, isso ocorre porque a agilidade é confundida com rapidez. E, como já abordamos em outro artigo, trabalhar de forma ágil é muito diferente de trabalhar de forma rápida.

Enquanto a atuação com pressa está relacionada à falta de cuidado e pode acabar trazendo algumas falhas, a agilidade se baseia no melhor aproveitamento dos recursos para resolver prioridades e entregar valor às pessoas a todo o momento. 

Hoje, um dos maiores desafios das cooperativas é otimizar o tempo de atendimento dos cooperados sem desumanizar o processo, ou seja, ganhar agilidade sem abrir mão do zelo com cada um dos envolvidos.

O alto volume de operações, documentos e aprovações presentes em processos de solicitação impactam negativamente nos prazos e fazem com que eles sejam um ponto de atenção com impacto direto na conquista e manutenção de associados.

Por isso, cada dia mais as cooperativas vêm desenvolvendo um olhar cuidadoso sobre ferramentas e recursos que contribuam para otimizar o volume e a qualidade dos atendimentos.

Soluções digitais 

Cada decisão tomada na cooperativa é extremamente importante para manter a essência democrática e colaborativa do negócio.

Uma vez tomadas essas decisões, é preciso garantir a clareza, a transparência e efetividade no andamento das ações em aprovações de crédito, liberação de recursos, desligamento de cooperados, iniciativas de comunicação e relacionamento, entre outros processos que fazem parte do dia a dia da operação.

Para isso, as pessoas responsáveis por cada frente de trabalho devem organizar da melhor forma as rotinas de gestão e encaminhamento das atividades com o tempo de atendimento às diferentes demandas.

Nesse sentido, se digitalizarmos e automatizarmos as tarefas que são mais operacionais e repetitivas, como o envio de um documento, a atribuição de uma responsabilidade e a atualização do status de um processo, a equipe que atua na cooperativa terá mais foco, energia e segurança para deliberar questões essenciais e trazer respostas ágeis e assertivas a quem é tanto cliente quanto sócio do negócio. 

Porém, apesar da força que esse movimento tem ganhado no setor, ainda há alguns receios sobre possíveis perdas nas trocas e conexões pessoais com a ampliação do uso da tecnologia.

Pensando nisso, o que precisa ser discutido e desmistificado é que a automação de processos traz mais agilidade mas não desumaniza as operações.

Aliás, como comentado, rapidez e agilidade não são a mesma coisa, e a automação envolve trazer otimização e eficiência às atividades do dia a dia.

Nós entendemos como premissa da automação o posicionamento do ser humano no centro da operação, garantindo facilidade e tempo para que ele foque no que é mais importante.

Ou seja, ao padronizar fluxos de trabalho e automatizar processos específicos geramos mais fluidez e efetividade para o acesso, o andamento e o compartilhamento de informações e atualizações.

Impacto da automação no tempo de atendimento das cooperativas

Ao longo dos anos, trabalhamos com diversas cooperativas e alguns aprendizados foram incluídos na nossa bagagem.

Nossos clientes e colegas gestores de cooperativas comentam bastante sobre a necessidade de ferramentas que facilitem a realização de prioridades e reduzam o tempo de atendimento das solicitações, garantindo a proximidade e a satisfação entre os associados.

A adoção da nossa plataforma de Automação Inteligente de Processos trouxe vários resultados nesse contexto em Cooperativas como Sicoob Coopercredi, Sicoob Credicitrus, Coocafé, Uniprime e Unimed Curitiba. 

Em um dos casos, por exemplo, vimos que o tempo de atendimento a solicitações costumava chegar a 20 dias e hoje o fluxo é resolvido em minutos com o processo inserido no ambiente digital.  

Além disso, foi possível automatizar aprovações com padrões definidos, e a gestão das atividades e do volume de operações agora pode ser feita em tempo real.

Escolha uma plataforma que valoriza as pessoas

A conexão entre as pessoas de uma cooperativa é uma característica única, que deve ser sempre valorizada.

Nossa missão, portanto, envolve identificar ferramentas e recursos que possam fortalecer ainda mais essa conexão dando suporte às rotinas de cada um dos envolvidos nos processos e ampliando os resultados alcançados.

É mais do que possível, então, utilizar a automação de processos de forma humana e acessível.  

Nossa plataforma foi pensada para garantir facilidade de integração, autonomia para os usuários e acompanhamento em tempo real de tarefas e indicadores. 

Conheça um pouco mais sobre a nossa tecnologia em um Passeio Virtual: CLIQUE AQUI

Picture of Fabio Duran

Fabio Duran

Gerente de Operações na Lecom Tecnologia.

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

23/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!