Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Comunicação em Projetos de Tecnologia da Informação

Por Juliane Soares Figueiredo, Projetos e Serviços Plataforma Lecom

A gestão da comunicação deve estar presente na organização com a mesma importância que a gestão das áreas de operações, financeira ou recursos humanos, por exemplo. A comunicação é inerente à sobrevivência da organização e somente pela comunicação realizada de modo eficaz é possível que haja uma integração entre as atividades e os colaboradores e assim atingir o objetivo esperado.

De acordo com o dicionário, comunicação significa “ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionais, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual”.

Na comunicação, conforme o Guia PMBOK, temos os elementos básicos: emissor, receptor, mensagem, canal, codificação e feedback. No processo de comunicação, o emissor é responsável por tornar as informações claras, coerentes e completas, o que permite que o receptor a receba e a compreenda. O receptor, por sua vez, é responsável por garantir que a informação foi recebida de forma completa e entendida totalmente. Nem sempre isto acontece, pois mesmo que o conceito de comunicação seja de fácil entendimento, na prática o processo se torna complexo.

Se o processo de comunicação não for eficaz e efetivo, podem surgir barreiras no dia a dia da organização. Há dois tipos de barreiras de comunicação: físicas ou de significado. As barreiras físicas são obstáculos na transmissão da informação e podem estar associadas aos meios de comunicação utilizados, onde destacam-se: tecnologia disponível, níveis de segurança, duração do projeto e velocidade necessária para a distribuição das informações. As barreiras de significado (ou psicológicas) são relacionadas às variáveis interpessoais entre emissor e receptor e utilização de códigos não partilhados. As barreiras dependem, portanto, do individual e do coletivo.

Alguns fatores que podem afetar o significado no processo de comunicação são: a relação funcional entre emissor e receptor, ambiente cultural e educação, experiências e emoções vividas. Um ambiente de confiança é essencial à comunicação, quando ocorre a falta de confiança, as pessoas focam em suposições e temores, o que gera ruído. Quando a confiança existe, as pessoas se sentem confortáveis para pedir ajuda e falam aberta e honestamente, assumem riscos, aceitam novos desafios e desenvolvem suas atividades com menos ansiedade e stress.

Um ambiente de confiança está embasado em dois princípios: estímulo, no sentido de fortalecer e encorajar e estima, no sentido de valorização e respeito. Para criar um ambiente de confiança é necessário: compartilhar pensamentos e sentimentos, assumir compromissos possíveis de serem cumpridos, admitir erros, requisitar e aceitar feedback e reconhecer suposições.

Neste contexto específico em projetos de TI, as áreas consideradas fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos são: prazo, custo, escopo e qualidade; e um projeto é considerado um sucesso se atender quatro critérios: tempo, custo, eficácia e satisfação do cliente.

A área de comunicação vem sendo destacada e a comunicação entre os stakeholders de um projeto é também um fator crítico de sucesso. O gerenciamento da comunicação em projetos compreende quatro processos: planejamento das comunicações, distribuição de informações, relato de desempenho e gestão dos stakeholders. As principais saídas dos processos de gerenciamento da comunicação são o plano de gerenciamento da comunicação e os relatórios de desempenho.

Foi realizada uma pesquisa em uma organização de grande porte com faturamento anual em torno de 750 milhões de reais e realiza, em sua grande maioria, projetos complexos e de grande porte. Quando questionados sobre a importância da comunicação nos projetos, os colaboradores da área de TI, totalizaram 61% considerando o grau de importância como altíssimo. Quando questionados sobre a importância da áreas, o resultado foi: escopo aparece em primeiro lugar com um alto grau de importância para a maioria dos respondentes, seguido da qualidade e comunicação. Curiosamente, as duas áreas consideradas críticas para sucesso do projeto – custo e prazo – ficaram com os últimos lugares.

Finalmente, é importante observar que embora a importância da área de Comunicação tenha sido considerada altíssima, quando analisada isoladamente, o percentual de projetos que possuem plano de gerenciamento da comunicação é bem pequeno. Quando questionados sobre barreiras à comunicação, as três barreiras que foram apontadas pelo maior número de respondentes foram: diferença de linguagem entre sistemas e negócios, diferenças de percepção e não existência de um plano de gerenciamento da comunicação do projeto.

Na área livre para comentários, ainda foram citados os seguintes fatores facilitadores para a comunicação: elaboração de um plano formal de comunicação, condução de reuniões de acompanhamento previamente agendada com os participantes, elaborações de atas de reuniões com distribuição a todos os interessados no projeto, utilização – com bom senso – de e-mail para a divulgação do andamento do projeto, formalização de todos os documentos, comprometimento dos integrantes do projeto e afinidade entre os integrantes do projeto.

Em qualquer organização sempre haverá divergência de opiniões, mal entendidos e até mesmo um tipo de rivalidade entre as pessoas quando tentam defender suas ideias. Quando tratam-se de projetos, é imprescindível que todos os integrantes e clientes tenham os mesmos objetivos.

Observa-se pelo resultado da pesquisa que se por um lado há a exaltação da importância da comunicação, por outro observa-se que os processos referentes à área de comunicação em projetos são pouco trabalhados na organização.

Somente a partir do momento em os gerentes de projetos coloquem em prática estes processos referentes à comunicação, os projetos poderão ter sucesso de forma mais rápida e efetiva.

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

09/11/2021

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!