Relacionamentos são complicados e a história de que os seres humanos se relacionam há muito tempo não é novidade para ninguém, o que muda é a maneira como esse relacionamento é feito, ou seja, a maneira como ele foi evoluindo até agora e ainda há muito que melhorar.
Seja na vida pessoal ou profissional é sempre necessário ponderar suas atitudes e palavras. A consciência é o que difere o homem do animal… Enquanto os animais agem por instinto, os homens agem com sabedoria (ao menos deveria ser assim). Psicologias a parte, relacionar-se bem exige flexibilidade, ou seja, saber ouvir e quando (como) falar, sem ferir o outro. Nem sempre é possível agradar a todos, mas é a maneira que encontramos para manter um bom relacionamento.
Nos negócios não é muito diferente, o que muda são os interesses envolvidos. Baseado num artigo publicado no Blog 1to1, “It’s the relationship, stupid! ”, este post do Lecom em Ação destaca a importância de manter um relacionamento verdadeiro e saudável com seus clientes. Direcionar a comunicação de forma assertiva, planejar as ações em curto prazo, qualidade do conteúdo enviado e por ultimo, mas não menos importante, agregar valores aos clientes antes de tentar vender algo. O foco da comunicação deve ser o foco do cliente, ele deve entender que determinada ação foi feita para ele e não para milhares.
É pra essa maneira de comunicação que a nova geração de profissionais do marketing caminha, chega de comunicação em massa! Afinal, caminha-se cada vez mais para a individualidade (e não individualismo), a grande questão é relacionar-se e não massacrar o cliente com informações irrelevantes.
Destacamos uma das políticas da Lecom, que é ouvir seus clientes através de visitas pós-venda, elas não se resumem apenas em saber como o processo ocorreu e sim, como está e o que ainda pode ser feito para melhorar, quais são as expectativas do cliente após o contato efetivo com a solução adquirida etc. É ouvir os clientes e tomar as devidas providências (quando cabíveis) para estreitar cada vez mais esse relacionamento.
Nos últimos meses, a equipe de relacionamento da Lecom realizou uma série de visitas a clientes Lecom no Sul do país com o objetivo de estreitar relacionamentos, avaliar a qualidade dos projetos e mensurar os níveis de satisfação com as soluções e com a Lecom de forma geral. Essas visitas dão base a ações internas para manutenção de um cenário sempre positivo de relacionamentos.
Durante as visitas realizadas, a Lecom também gerou ótimos materiais e depoimentos em vídeo, que serão divulgados em breve! Fique ligado!