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Como implementar o CSC com a Gestão Inteligente de Processos 

Lidar com o vai e vem de demandas, providências e aprovações entre áreas gerenciais diferentes como Recursos Humanos, Finanças, Compras, Marketing, Infraestrutura – e por aí vai – é um desafio e tanto para muitas empresas.

A dificuldade fica maior ainda se as operações estiverem espalhadas por localizações diferentes, com rotinas de trabalho distintas, e as coisas ainda tiverem que tramitar de um lado para o outro através de papéis e mais papéis. 

Conscientes sobre os gastos e os desgastes desse cenário e sobre as oportunidades de aumentar a eficiência e a geração de valor,  muitas organizações optam pela implementação de uma estrutura de Centro de Serviços Compartilhados (CSC), reunindo em uma unidade operacional centralizada diferentes frentes de apoio para os públicos da empresa (empregados, clientes, fornecedores e mais).  

Para implantar essa estrutura de CSC, é fundamental ter uma plataforma que orquestre e viabilize essa decisão conectando pessoas, processos e tecnologia.

É exatamente nesse sentido que nós da Lecom atuamos.

Oferecemos a solução tecnológica e, junto ao nosso ecossistema de parceiros, o apoio estratégico e consultivo para possibilitar a Gestão Inteligente dos Processos. 

Como entendemos a Gestão Inteligente de Processos 

Trata-se de uma abordagem que permite modelar, executar e analisar processos digitais, possibilitando visibilidade e rastreabilidade de ponta a ponta de todos os fluxos de atividades e documentações do dia a dia, além do acompanhamento dos indicadores resultantes dessas rotinas. 

Em outras palavras, com a Gestão Inteligente de Processos orquestrada pela tecnologia da Lecom, as empresas conseguem identificar, registrar, monitorar e melhorar a maneira com que as demandas, informações e aprovações tramitam pelas áreas da empresa. 

Isso traz diversos benefícios sintonizados com as necessidades de implantação do CSC, como:

  • Padronização dos processos de negócio, o que é especialmente importante quando os mesmos fluxos são realizados por diferentes equipes em diferentes localizações e contextos.

  • Economias significativas em escala com a eliminação de atividades feitas de forma duplicada, desalinhada e/ou ineficiente.

  • Identificação facilitada de gargalos, problemas e possibilidades de melhoria dos serviços, com impacto na consistência do trabalho e na satisfação dos públicos.

  • Fortalecimento da Governança, com registro de todas as atividades, direcionamento e  acompanhamento em tempo real de responsabilidades, prazos, realizações e entregas.

  • Simplificação e aumento da agilidade de processos que antes geravam retrabalho e envolviam atividades repetitivas desnecessárias, e, com o uso da nossa plataforma da Lecom, passam a contar com etapas automatizadas para economizar tempo, dinheiro e energia. Assim, há o aumento da eficiência operacional com a realização de mais atividades em menos tempo sem comprometer a qualidade, além da possibilidade de ampliar o foco no que é de fato estratégico. 

E aí, quer saber mais? Está comprometido(a) com essa decisão aí na sua empresa? Vamos ver na prática um exemplo bem sucedido de implantação. 

A experiência da Ancar Ivanhoe com a implementação do CSC 

Em 2018, a Ancar Ivanhoe, uma das maiores Administradoras de Shoppings Centers do Brasil, escolheu a nossa plataforma para orquestrar e viabilizar a implementação do CSC conectando pessoas, processos e tecnologia. 

Os objetivos principais eram: 

  • Implantar a estrutura de CSC em até 6 meses

  • Eliminar a circulação de papéis, substituindo a tramitação dos processos de forma manual por fluxos digitais 

  • Otimizar o nível de qualidade e satisfação com os serviços prestados por diferentes áreas da empresa

  • Potencializar o crescimento de maneira organizada e sustentável

  • Reduzir custos desnecessários e improdutivos em departamentos como: Contas a pagar; Contas a receber; Suprimentos; Faturamento; Recursos Humanos (RH); Contabilidade; Controle Fiscal. 

A Lecom foi escolhida nesse contexto especialmente por conta da facilidade de uso, das referências de mercado – mais de 200 clientes atendidos – e da facilidade de implementação – por estar, por exemplo, disponível na nuvem e ter uma interface muito amigável.

Outro ponto que fez e faz toda a diferença: o trabalho da parceira de negócios Greenfive na jornada de implantação e melhoria contínua do aproveitamento da tecnologia.

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Tiago Amor

VP of Sales - Lecom Tecnologia

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