Como Evitar Indicadores Departamentais — Conheça a Matriz SIPOC

Já falamos em vários materiais sobre o  mapeamento de processos e todas as vantagens que essa prática pode trazer para uma organização. Agora, é hora de apresentar a matriz SIPOC, uma ferramenta desenvolvida especialmente para essa prática. 

Neste artigo você aprenderá o que é SIPOC, quais são suas vantagens, objetivos e execução. Interessado? Para descobrir isso e muito mais, basta continuar lendo o artigo que preparamos abaixo. 

O que é a matriz SIPOC?

Quem trabalha com modelagem de processos sabe bem o quanto essa área pode ser desafiadora, não é mesmo? Foi pensando nisso que desenvolveu-se a metodologia da matriz SIPOC.

O nome corresponde a união das iniciais (em língua inglesa) de cada um dos pontos que devem ser analisados no processo: 

  • S — supplier = fornecedores. Uma lista com todos os fornecedores do processo, considerando todos os insumos necessários para completá-lo;
  • I — input = entradas. Indicação exata do que os fornecedores fornecem, identificando o que é necessário na cadeia produtiva;
  • P — process = processo. Descrição da sequência do processo, ou seja, todas as etapas que devem ser executadas ao longo da produção;
  • O —  output = saídas. São os resultados de um processo, o que se consegue alcançar com ele;
  • C — customer = cliente. Quem será a pessoa ou empresa a receber as saídas do processo que foi mapeado. 

Como funciona na prática?

A ideia central da matriz SIPOC é transformar todos os processos de uma empresa em uma ferramenta visual, de forma que os elementos sejam mais fáceis de serem visualizados e o trabalho possa ser melhor compreendido. 

Em um primeiro momento pode parecer um pouco vago, mas a ferramenta é bastante simples e pode ser feita até mesmo em uma planilha básica de Excel. Basta criar cinco colunas (uma para cada letra da palavra SIPOC) e, depois, preencher as respostas nas linhas correspondentes. 

É importante ter em mente, na hora de criá-la, que o essencial não é a ferramenta em si, e sim a clareza que você tem acerca dos processos que estão sendo mapeados ali. 

Com ela, você poderá entender melhor o que realmente é relevante para as equipes, bem como possíveis pontos de melhoria. 

Se interessou por esse conteúdo sobre matriz SIPOC? Saiba que aqui no blog da Lecom você pode aprender muito mais em artigos como esse. Confira as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.