Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Como enxergar uma empresa sob a ótica de processos?

Hoje iniciamos no blog uma série de posts sobre Gestão de Processos. Para falar um pouco mais sobre esse assunto, a Lecom convidou alguns profissionais de mercado para compartilhar suas experiências. Neste Lecom em Ação, fizemos um artigo em conjunto com a ProcessMind, empresa focada na obtenção dos melhores resultados para os clientes a partir de uma visão integrada dos processos de negócio. A prática de Gestão de Processos está pautada em indicadores corporativos como qualidade, produtividade, transparência, excelência no atendimento e entrega; essa forma de gestão vem sendo adotada por um número cada vez maior de empresas com o objetivo de aumentar o rendimento nas atividades e, conseqüentemente, trazer melhores resultados financeiros.

Independente do porte ou segmento, o fato de enxergar a rotina corporativa sob essa ótica se intensificou a partir da necessidade de sobrepor os objetivos globais corporativos aos interesses departamentais, auxiliando na melhoria de atividades operacionais de toda a empresa.

Atualmente, além de proporcionar mais organização nos diversos setores da corporação, a Gestão de Processos é vista como uma forma de trazer mais eficiência e eficácia nas decisões dos diretores de um negócio.

Assim, enxergar a empresa dessa forma pode trazer benefícios tanto para os gestores quanto para os colaboradores em geral, fazendo com que eles executem atividades de forma mais objetiva e produtiva; algumas ferramentas para gestão de processos permitem inclusive que os usuários tenham acesso às informações através do acesso à internet, proporcionado por computadores e dispositivos móveis, e possa rastreá-las, analisá-las e monitorá-las de forma prática e rápida a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para mensurar os resultados a serem alcançados pela empresa através da gestão de processos existem alguns itens que podem ser avaliados:

  • Estratégia – A definição de processos e o planejamento dos projetos vêm ao encontro da estratégia corporativa, já que a busca pela melhoria contínua das rotinas corporativas contribui diretamente para atingir os objetivos traçados pela empresa;
  • Desempenho da empresa – A busca pela melhor performance dos processos impacta diretamente na evolução dos resultados do negócio;
  • Tecnologia – A integração dos diversos sistemas corporativos permite um alinhamento mais sistêmico das atividades e ferramentas da empresa;
  • Atendimento aos públicos – A Gestão por processos contribui para o atendimento real das necessidades de clientes, parceiros e fornecedores já que as informações podem ser mapeadas e chegam com mais rapidez ao destino final;

A partir da implantação da Gestão de Processos, citamos alguns benefícios que podem ser atingidos:

  • Disseminação do conhecimento entre os colaboradores;
  • Padronização do trabalho, com maior controle sobre a operação e uniformidade nas metodologias de entrega;
  • Racionalização da burocracia com a redução de custos operacionais;
  • Rapidez na tomada de decisão;
  • Automação das tarefas repetitivas com redução do tempo de ciclo dos processos;
  • Aumento da produtividade da empresa;
  • Clareza das responsabilidades dos usuários em cada processo e da interdependência entre eles;

Nos próximos posts, abordaremos outras interfaces sobre a Gestão de Processos! Confira!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!