O Cenário atual e a Evolução do Gerenciamento de Processos de Negócio nas organizações brasileiras – Parte IV

Resultados alcançados através do BPM e a maturidade das iniciativas

seloDepois de tratarmos do Mapeamento do Histórico e Status atual das organizações que trabalham com BPM em nosso último post, vamos falar hoje sobre o Cenário atual e a Evolução do Gerenciamento de Processos de Negócio nas organizações brasileiras, vamos falar sobre os principais resultados alcançados em 2012 a partir das iniciativas realizadas em BPM.

Através do estudo da BPM Global Trends, é possível identificar que a maior percepção de resultados significativos alcançados para muitas áreas da organização se referem à Padronização de Processos, já que 20% dos profissionais indicaram esse resultado.

Foram percebidos também como resultados expressivos para muitas áreas em 2012, o atendimento à conformidade com normativos, regulações, legislações, certificações ou modelos de referência e a documentação de conhecimento tácito, com 18% e 17% de seleção pelos participantes.

Já em relação aos resultados que tiveram significância para poucas áreas da organização, os mais selecionados pelos participantes são a padronização de processos, atendimento à conformidade e documentação de conhecimento tácito, nessa ordem.

O que se pode entender destas informações é que as organizações possuem uma grande preocupação em realizar iniciativas de BPM que tenham como foco a documentação e a internalização do conhecimento através da manualização de seus processos, bem como para o atendimento a auditorias internas ou normas regulatórias externas.

Observamos estes dados no gráfico a seguir:

grafico12

Na pesquisa, foram comparados os resultados alcançados em 2012 entre as respostas dos profissionais vinculados a organizações que possuem Escritório de Processos com aquelas cujas organizações não o possuem. Com isso, podemos observar que os profissionais que trabalham em organizações com Escritórios de Processos destacam resultados muito superiores alcançados com o BPM em 2013. grafico 13 Analisando as respostas obtidas, percebe-se que havia uma enorme expectativa sobre os resultados a serem alcançados com Gerenciamento de Processos de Negócio em 2013. Cabe destacar, no entanto, a grande diferença entre os resultados alcançados em 2012 (gráfico 12) frente aos resultados esperados para 2013 (gráfico 14).

Enquanto apenas 13% dos profissionais consideram que alcançaram um aumento de eficiência de processos, por exemplo, em 2012, a expectativa para aumento de eficiência em 2013 passa a ser de 41%. Essa expectativa de aumento dos resultados com BPM é percebida em todas as demais finalidades, conforme observamos no gráfico a seguir.

grafico14

Em outras palavras, os resultados obtidos a partir de iniciativas em BPM se revelaram como surpreendentes para as organizações! São diversos os ganhos e vantagens competitivas adquiridas, o que mostra o enorme potencial de crescimento da área no país. Não perca nosso próximo e último post desta série! Clique aqui e acesse a pesquisa completa!

1 comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.