Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O Cenário atual e a Evolução do Gerenciamento de Processos de Negócio nas organizações brasileiras – Parte IV

Resultados alcançados através do BPM e a maturidade das iniciativas

Depois de tratarmos do Mapeamento do Histórico e Status atual das organizações que trabalham com BPM em nosso último post, vamos falar hoje sobre o Cenário atual e a Evolução do Gerenciamento de Processos de Negócio nas organizações brasileiras, vamos falar sobre os principais resultados alcançados em 2012 a partir das iniciativas realizadas em BPM.

Através do estudo da BPM Global Trends, é possível identificar que a maior percepção de resultados significativos alcançados para muitas áreas da organização se referem à Padronização de Processos, já que 20% dos profissionais indicaram esse resultado.

Foram percebidos também como resultados expressivos para muitas áreas em 2012, o atendimento à conformidade com normativos, regulações, legislações, certificações ou modelos de referência e a documentação de conhecimento tácito, com 18% e 17% de seleção pelos participantes.

Já em relação aos resultados que tiveram significância para poucas áreas da organização, os mais selecionados pelos participantes são a padronização de processos, atendimento à conformidade e documentação de conhecimento tácito, nessa ordem.

O que se pode entender destas informações é que as organizações possuem uma grande preocupação em realizar iniciativas de BPM que tenham como foco a documentação e a internalização do conhecimento através da manualização de seus processos, bem como para o atendimento a auditorias internas ou normas regulatórias externas.

Observamos estes dados no gráfico a seguir:

grafico12

Na pesquisa, foram comparados os resultados alcançados em 2012 entre as respostas dos profissionais vinculados a organizações que possuem Escritório de Processos com aquelas cujas organizações não o possuem. Com isso, podemos observar que os profissionais que trabalham em organizações com Escritórios de Processos destacam resultados muito superiores alcançados com o BPM em 2013. grafico 13 Analisando as respostas obtidas, percebe-se que havia uma enorme expectativa sobre os resultados a serem alcançados com Gerenciamento de Processos de Negócio em 2013. Cabe destacar, no entanto, a grande diferença entre os resultados alcançados em 2012 (gráfico 12) frente aos resultados esperados para 2013 (gráfico 14).

Enquanto apenas 13% dos profissionais consideram que alcançaram um aumento de eficiência de processos, por exemplo, em 2012, a expectativa para aumento de eficiência em 2013 passa a ser de 41%. Essa expectativa de aumento dos resultados com BPM é percebida em todas as demais finalidades, conforme observamos no gráfico a seguir.

grafico14

Em outras palavras, os resultados obtidos a partir de iniciativas em BPM se revelaram como surpreendentes para as organizações! São diversos os ganhos e vantagens competitivas adquiridas, o que mostra o enorme potencial de crescimento da área no país. Não perca nosso próximo e último post desta série!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!