BPM é uma disciplina

[tweet] BPM é uma disciplina. É algo que você faz. Não é um produto.[/tweet]
 Vamos começar definindo Gerenciamento de processos de negócio (BPM): ‘BPM é uma disciplina que envolve uma combinação de modelagem, automação, execução, controle, mensuração e otimização de ambientes de negócios, apoio de metas corporativas, rangendo sistemas, funcionários, clientes e parceiros dentro e fora das fronteiras da empresa.
 bpm-discipline
Para o autor, uma empresa é como uma coleção de processos. Um processo que começam com a citação e terminam com a recolha do dinheiro. Uma empresa pode até não ter um fluxograma de processos para documentar, mas mesmo assim ele acontece.
 Gerenciamento de processos de negócio
Você não precisa comprar um software para documentar e melhorar o processo. Entre comprar um software ou não, em qualquer uma das decisões, temos empresas que tem trabalhado com sucesso nos dois caminhos.
1. Documente seu processo: Você pode desenhar o fluxo do processo em um guardanapo. Você pode documentar o processo em formato de texto. O importante é verificar se ele foi registrado corretamente.
2. Mensure seu processo: Se você não tem nenhuma métrica no ambiente, será mais difícil saber se você melhorou o seu processo. Isso ajuda a mostrar o sucesso!
3. Melhore seu processo: Você pode olhar para os valores ‘não-agregados’ dentro das atividades do seu processo. Se uma atividade não torná-lo mais eficiente ou gerar mais receita, talvez você não devesse fazer isso.
4. Mensure a evolução do processo: A mensuração dos resultados permite que você veja o como foram as mudanças e quais não funcionaram.
 Na década de 90, a HP estava à procura de uma melhoria de 10 vezes na eficiência e foi seguindo este caminho que conseguiu.

business-process-management (1)

 Gerenciamento de processos de negócio com Software:
 Os softwares de BPM permitem 2 principais pontos: Controle e Visibilidade. Outro nome para o software de BPM poderia ser Gerenciamento de processos de execução.
 Controle:
Em um ambiente baseado em papel, tudo é passivo. Você não sabe quando uma atividade é iniciada ou terminada sem que alguém manualmente notifique o status. Quem é esse alguém? Quão oportunas são essas notificações?
Com um software, a ação de começar e complementar uma tarefa está sendo documentada pelo software. Em tempo real, você pode ver quem está trabalhando em quê. Você tem uma trilha de auditoria completa de todas as atividades dentro do processo.
 Visibilidade:
Em um ambiente baseado em papel, você pode ter um documento ou uma planilha com as notificações registradas. A precisão desde modo de trabalho é questionável.
Com o software você pode acessar o sistema e ver tudo o que está acontecendo com o seu processo em tempo real.
 Nós temos vários especialistas que podem ajudar, contem com a Lecom!
 Essa é a versão em português do texto “BPM is a Discipline de Scott Cleverland” para o site BPM Leader.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.