Blogando 2014: conectando pessoas

A Lecom esteve presente em um dos maiores eventos de mídias sociais da região centro – oeste de São Paulo: Blogando Bauru que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório do SESI (Horto), em Bauru – SP.

O evento reuniu um público variado, contando com a presença de profissionais, estudantes da área de comunicação, empreendedores, pessoas criativas e interessadas em compartilhar conhecimento, além de debater e analisar tendências para web.

Foram mais de 12 horas de conteúdo com palestras, debates e oficinas apresentadas para o público presente, abordando assuntos sobre o mundo digital, como: desafios de produzir para diferentes redes sociais, marco civil da internet, empreendedorismo, utilização da marca na web e a influência da internet na transformação de ideias para seu negócio.

Na noite do dia 29/08, o jornalista e publicitário André Fran do programa “Não Conta Lá em Casa” do Multishow, realizou um debate sobre “Como as redes sociais mudaram o mundo”. Ele compartilhou suas experiências em viajar pelo mundo mostrando as dificuldades passadas em alguns lugares, sendo elas conflitos ambientas, sociais e políticos. Além dessa perspectiva ele também comentou sobre a sensação de mostrar para as pessoas uma realidade muitas vezes desconhecida e como as mídias digitais facilitaram esse contato, essa expansão de conhecimento e relacionamento com o mundo.

Já na manhã do dia 30/08 a primeira palestra foi sobre o “Jornalismo 2.0: como a notícia mudou entre memes, tweets, faces e fakes” apresentada pelo editor sênior do Brasil Post – Diego Iraheta que dialogou sobre a produção e distribuição da notícia com base nas mídias digitais e sociais. Ele ainda falou sobre a importância na apuração dos fatos, na monitoração das redes sociais para comprovar e checar os dados, publicando sempre uma notícia verídica.

Além disso, para Diego, um jornalista 2.0 tem que ter um perfil multi–tasking que sabe utilizar diversos aplicativos e ferramentas para se comunicar, além da realização do monitoramento de informações, ter interatividade com o público e uma linguagem digital dinâmica.

A segunda palestra abordou o tema: “Quero empreender, mas quem garante meu sucesso?” para explorar esse assunto os convidados Wagner Fontoura (Coworkers), Jéssica Fleckner(PPT Slides), Tamirys Seno (Garotas Geeks) e Tulio Soria (Appies) discutiram sobre suas experiências e sobre como eles conseguiram expandir seus negócios para as grandes capitais, já que todos começaram a trabalhar em cidades do interior, como Bauru.

O principal foco dessa discussão foi que para empreender é necessário conhecer o público alvo e ter um objetivo definido. Além dessas palestras o evento também contou com a participação de outros convidados, sendo eles: Rafa Dias do Dia Estúdio, Kadu Pottinati do Vídeo Click e Will Poliveri da TV Unesp. Eles apresentaram métodos para um vídeo vingar na internet, meios de se produzir um conteúdo que tenha qualidade e que seja inovador, além de outros assuntos que complementaram a palestra sobre “Produção de vídeos para web”.

O evento contou com o momento CSI Blogando, onde o advogado José Milagre discorreu sobre as novas leis para web, explorando mais sobre o Marco Civil que foi sancionado em 2014 e constituído por artigos que tem o intuito de proteger os usuários da internet, além de proporcionar a liberdade de expressão na web. Ainda foi discutido a lei Carolina Dieckmann, criada após o vazamento de fotos da celebridade, punindo a invasão em dispositivos móveis.

Para finalizar o evento no dia 30/08 foi realizada uma mesa redonda onde o assunto “As redes sociais e sua multifuncionalidade sem limites” foi abordado de forma a resgatar o humor como veículo de venda e também como ferramenta de diálogo entre as empresas e pessoas. Douglas Costa – gerente de marketing e comunicação da Netshoes – foi o mediador desse bate papo, que contou com a presença de Amanda Nori e Stefany Guimarães, donas da página Cansei de Ser Gato, Camila Braga assessora de comunicação da Prefeitura de Curitiba e Renan Schwarz criador do Chapolin Sincero.

3

A Lecom, sendo uma empresa responsável que busca o  conhecimento constantemente, a conectividade e novas tendências não poderia deixar de apoiar e prestigiar o evento, até porque o Blog Lecom precisa de novos conteúdos e novas ideias para melhorar cada vez mais a comunicação com você, leitor!

O Blogando Bauru foi um sucesso, que o próximo evento chegue logo e possamos compartilhar mais conhecimento, conectando pessoas às mídias digitais!

Foto por: www.casalume.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.