Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, automatize seu CSC

Muito recente, ainda em 2020, o INSTITUTO GARTNER em sua famosa publicação das Top 10 Technology Trends, nos ofereceu o singelo alerta: “a hiperautomação é inevitável e as organizações vão precisar identificar e automatizar todos os possíveis processos de negócio, utilizando as ferramentas certas e tornando as operações e processos mais ágeis para poder competir em um mercado cada vez mais focado em facilitar e entender as pessoas”.

Para aqueles que gostam de tecnologia e/ou gestão por processos, tal afirmação soa como música para os ouvidos. É basicamente a necessidade da aplicação sinérgica entre Pessoas, Processos e Tecnologia, traduzida em forma de demanda global e com uma chancela de renome, então bora lá colocar a mão na massa!

No entanto, deixada a euforia de lado, vamos seguir para a página 2, onde mora a realidade prática que traz consigo todos os desafios de qualquer iniciativa de automação de processos, por onde começamos a jornada de hiperautomação?

Por onde começamos a jornada de hiperautomação?

Respondendo a pergunta primariamente de um ponto de vista empírico sobre estratégia de gestão de projetos, em geral, duas abordagens possuem destaque, embora certamente não sejam as únicas.

A primeira e mais usual, segue na linha de começar pela escolha de um processo simples, que gere visibilidade, resultado e conhecimento instantâneos e que sirva tanto de parâmetro como de patrocínio para o ganho de escala incremental.

Por ser simples, os erros naturais da curva de aprendizagem são baratos e causam baixíssimo impacto. Já a segunda, se valendo de analogia, é como pular em uma piscina em dias frios: vai e se joga com tudo até que o ambiente fique naturalmente confortável!

Ou seja, é uma abordagem que inicia pela escolha de processos transversais entre distintas áreas sendo em alguns casos, o próprio processo core do negócio.

Pela multiplicidade de competências, especificidades, perfis etc., envolvidos na escolha desta abordagem, o ganho após um processo dessa magnitude ser transformado digitalmente é o aprendizado coletivo simultâneo e o choque cultural trazidos à mesa logo em primeira instância.

Evidente que esta opção é muito mais passível de tropeços e exige bastante tolerância a riscos, mas como regra primária do mundo corporativo, o tamanho do ganho sempre será proporcional ao risco assumido e afinal de contas, quem não gostaria já de largada gerar visibilidade holística dos ganhos da automação?

Mas, abordagens arrojadas ou conservadoras à parte, se a missão dada é “hiperautomatize” ou caia fora do jogo, é fundamental procurarmos também dentro da organização os núcleos com mais vocação e menos resistência para essa jornada de transformação, e se por acaso essa vocação for inata, ainda melhor!

Bem, o título deste artigo já deu implicitamente o spoiler de que estamos falando dos Centros de Serviços Compartilhados ou puramente CSC. Há aproximadamente 3 décadas, os CSCs começaram a ser implantados nas empresas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos dos processos de backoffice.

Durante esse período, o modelo passou de amado a odiado por diferentes organizações, sendo mesclado com estruturas de offshore e outsourcing, mas como quase todos os modelos vigentes, a era digital acabou por alterar algumas regras básicas do jogo e se alguns tornaram-se completamente obsoletos, outros ganharam bastante expressividade.

O CSC na transformação digital

Segundo relatório global da PwC, Serviços Compartilhados – Foco na Digitização de 2019, com o advento da tecnologia nos CSCs, os processos transacionais prevalecem, porém, dão cada vez mais espaço para processos complexos baseados em conhecimento.

Na mesma linha, afirma que a solidez da automação dos processos está permitindo a mudança de escopo gradual dos CSCs de centros tradicionais de função única para o modelo GBS – Global Business Services, que em resumo, envolve a integração total de atividades de negócios de apoio em uma organização de serviços coerente e independente, com foco específico em processos de ponta a ponta.

A constatação é de que o CSC parece de fato ser um dos campos mais férteis para a aplicação de automação de processos, independente da abordagem utilizada, e possui o forte potencial de promover a verdadeira transformação digital.

Além disso, temos constatado que a criação e o patrocínio das melhores condições para uma jornada de transformação digital bem-sucedida, não necessariamente significará uma receita infalível de sucesso, talvez, seja no máximo um excelente guia de boas práticas, já que trata-se de uma travessia individual de cada organização, respeitando o seu momento, cultura e conscientização.

Mas uma coisa é fato, durante a transição do analógico para o digital, a máquina operacional das empresas continuará em pleno funcionamento e já que a hiperautomação é inevitável, por que não aprimorar o “guia de boas práticas” começando pelos processos e pelo alcance cross que o CSC proporciona naturalmente? A rapidez dependerá da sua maturidade, mas é garantido que você terá potencial de ir muito mais longe.

Saiba mais sobre como a automação inteligente está gerando valor para o CSC no nosso canal no YouTube.


Mario Oliveira
Head of Sales Lecom

 


Roberto Lima
CEO da Greenfive

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

23/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!