Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Automação Inteligente de Processos: viabilidade para inovação e sustentabilidade

No dia a dia, atividades e recursos que antes pareciam incríveis costumam ser rapidamente encarados como ultrapassados, desinteressantes, obsoletos e alvos de substituição para a quebra de rotinas.   

A palavra “novo” – raiz da inovação – é, muitas vezes, sinônimo de “melhor” e de “mudança pela mudança”, sem responsabilidade e embasamento.  

Diante desse cenário, faço um convite: que tal pensarmos que a inovação pode estar relacionada não só ao oferecimento e adoção de atualizações e novidades, mas também à estruturação de rotinas que garantam sustentabilidade? 

Vem comigo refletir sobre esse tema no universo de processos de uma organização.

Automação Inteligente de Processos

Quando abordamos o tema, estamos falando de fluxo, movimento entre uma ação e outra. 

Esse movimento não é aleatório. 

Ele segue um passo a passo, que precisa ser previsto entendendo a importância de cada etapa, com um sentido claro, certa recorrência e o entendimento geral sobre: 

– O que precisa ser feito e entregue; 

– Qual é o contexto e a relevância da entrega nos resultados almejados pelo time;

– Quem é melhor para assumir cada responsabilidade;  

– Quando – até qual data – deve ser realizada uma ação; 

– Como executar a atividade de maneira mais produtiva e efetiva;   

Qual é o investimento e o valor gerado em cada execução, entendendo “valor” aqui como impacto positivo em experiência, bem-estar, satisfação das pessoas envolvidas e contribuição para a dinâmica social

À medida que os fluxos ocorrem, se a organização tem o registro e o acompanhamento das atividades de forma mensurável e rastreável – e o ambiente digital dá condições para isso – podem ser identificadas dificuldades e oportunidades de melhoria. 

Você pode visualizar um exemplo de processo fluindo de maneira digital pela nossa tecnologia AQUI

Então, no contexto que eu trago aqui, as inovações nascem de forma embasada, do dia a dia, da continuidade, indo além de um impulso para inserir algo novo sem planejar e entender a fundo a potência, a aderência e a adaptabilidade do contexto que já existe.  

Veja, as operações de um negócio se sustentam porque as pessoas executam atividades de maneira contínua, com autonomia para realizar tarefas e etapas sequenciais que seguem certa lógica e estão interconectadas.  

Aqui, vale deixar clara a diferença entre autonomia e independência.

Independência envolve não se reconhecer nem atuar como parte de um todo.

Autonomia envolve conhecer o contexto em que se está e, justamente por conta desse conhecimento, ter liberdade para se posicionar sobre ele. 

Quando as pessoas têm condições saudáveis de vivenciar, visualizar e analisar o conjunto das experiências da jornada de trabalho, elas podem propor formas mais efetivas de otimizar o caminho percorrido.  

Por isso, a visão processual está ligada tanto às mudanças quanto à rotina, e nós oferecemos uma plataforma de Automação Inteligente de Processos entendendo justamente essa dinâmica. 

Nossa tecnologia digital padroniza e facilita a realização de atividades de rotina que são repetitivas e sistemáticas e precisam ser feitas para manter a estrutura da organização – mas, ao invés de serem executadas manualmente, podem ser realizadas de maneira automatizada e eficiente.

Assim, há mais tempo e qualidade para realizar experimentações, construir aprendizados e estruturar inovações no dia a dia profissional e pessoal aproveitando o potencial criativo que todo mundo possui.

E mais, essa forma de trabalho contribui para preservar recursos naturais, evitando, por exemplo, a utilização de papéis para realizar controles e aprovações e tráfego desses documentos impressos feito por veículos de entrega.

Trago aqui, ilustrando o quanto essa implantação pode render bons frutos, o depoimento da Patricia Maldaner, gerente de Serviços e Processos na Sicoob São Miguel. Veja o que ela fala sobre o uso da nossa tecnologia: 

“Vejo claramente que existe um ‘antes’ e um ‘depois’ da plataforma Lecom. 

Por exemplo: 

Antes demorávamos muito tempo para encaminhar as solicitações com o vai e vem de papéis, e alguns processos que levavam cerca de 20 dias para tramitar hoje podem ser feitos em 10 minutos direto na plataforma. 

Antes de tomar contato com a tecnologia, muitas pessoas da cooperativa tinham certa resistência e receio da mudança. Depois que iniciamos o processo, houve busca ativa pela Automação, e elas passaram a perguntar: ‘Quando vocês vão automatizar processos na minha área?”. 

Para viabilizar a transformação, fizemos uma implantação realizando alguns ‘projetos pilotos’ em agências, e isso demonstrou na prática e de forma estruturada os benefícios, permitindo que as informações sobre os ganhos se disseminassem. 

Hoje, cada área tem pelo menos um processo rodando na plataforma, ou seja, digitalizamos e automatizamos fluxos de Crédito, Administração, Gestão de Pessoas, Negócios, Cadastro, Controladoria e demandas Jurídicas. Entendemos que essa solução é essencial para potencializar a qualidade das ações e o crescimento da cooperativa de forma ordenada”. 

Quer saber mais sobre a aplicação da plataforma no universo de Cooperativas  e os ganhos em inovação e sustentabilidade? Deixo aqui duas dicas de materiais no nosso canal do Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=v_xaTJaRllg&t=1712s 

CONFIRA NOSSA PLAYLIST DE COOPERATIVAS NO YOUTUBE

 

 

Vamos juntos buscar inovação e sustentabilidade com o apoio da tecnologia!

Picture of Aline Ferreira

Aline Ferreira

Gerente de Canais

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!