Lecom BPM na CEAGESP é um Sucesso!

No Lecom em Ação de hoje, vamos falar sobre a experiência da CEAGESP com o AtosBPM, uma Solução com interface web, que permite a automação de processos e fluxos de trabalho, otimizando o trâmite de informações corporativas, que passam a trafegar via formulários de processos. Como consequência, a empresa consegue uma redução de custos com documentos em papel, o registro e histórico de processos, além de ganhar mais agilidade e segurança no tráfego as informações.

A CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – atua na distribuição e comercialização de hortícolas e armazenagem de grãos, e está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Atualmente, a empresa comercializa 10 mil toneladas de alimentos frescos por dia na cidade de São Paulo, além de possuir armazéns e unidades estratégicas em todo o estado.

Como todo órgão público, a rotina da CEAGESP sempre foi marcada pelo controle e registro de seus processos – necessária para manter a legalidade e a legitimidade do uso das verbas do Estado. De acordo com a área de TI da CEAGESP, a demanda por sistemas de automatização de processo em empresas públicas é muito grande, já que existe a necessidade de se documentar e aprovar todas as etapas de qualquer processo.

Partindo dessa necessidade, em 2005 a CEAGESP procurou a Lecom em busca de uma Solução de workflow, e nossa proposta se sobressaiu pela arquitetura tecnológica e pelo fato de ser baseada em softwares livres como o Java e o TomCat. Desde a implantação do AtosBPM, já foram criados 16 fluxos que estão em produção, além de outros que devem ser lançados em breve. Entre os fluxos mais utilizados, está o de “Movimentação de Bens Patrimoniais”.

De acordo com a equipe de TI da CEAGESP: “Antes, se alguém quisesse usar uma cadeira que estava em outra sala, eram necessárias três vias assinadas: uma pelo cedente, outra pelo recebedor e a última pela área de ativo”. Hoje, estas etapas são realizadas instantaneamente no AtosBPM, e já foram abertos quase 600 processos. Além disso, foi criado um fluxo para a requisição de materiais, que eliminou mais de 11 mil formulários de papel. Juntos, esses fluxos evitaram o uso de quase 13 mil formulários em apenas 2 anos de uso.

De acordo com Pedro Rodrigues de Morais Filho, chefe de sistemas e análise de processo da CEAGESP: “A automação dos processos através do AtosBPM proporcionou mais agilidade e melhor documentação às informações corporativas, principais necessidades de corporações públicas como a CEAGESP.” A área de TI complementa “Hoje, muitos dos processos que poderiam demorar dias são realizados em horas” e, ainda de acordo com o cliente: “O atendimento da Lecom sempre foi muito bom e a ferramenta é espetacular”.

Em relação a seu perfil técnico, o AtosBPM oferece completa integração com web services, permite agendamentos de rotinas para integração com ERP, oferece dados estatísticos para orientar diagnósticos, além de ser uma solução multibanco e multiplataforma que permite a importação e exportação de fluxos. Conheça também outros motivos para adotar esta Solução na sua empresa, assim como os depoimentos de vários Clientes que encontraram no AtosBPM a resposta para diminuição de custos e aumento de produtividade.

E se quiser saber mais sobre a experiência da CEAGESP e de outras empresas com o AtosBPM, não hesite em nos contatar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.