Lecom BPM otimiza processos na Sulcatarinense

Hoje, o case destaque de nosso Lecom em Ação é o da Sulcatarinense e mostrará como a empresa otimizou e agilizou os processos e as aprovações com o Lecom BPM. A Sulcatarinense surgiu em 1982 para atender diversos ramos da Engenharia, sendo considerada uma das maiores empresas de Santa Catarina em seu setor. A organização atua em obras urbanas, rodovias, aeroportos, saneamento, loteamentos e construção civil, e já foi premiada como Empresa Cidadã pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), além de receber o Prêmio Expressão de Ecologia. Por quê a Sulcatarinense adquiriu a solução Lecom BPM? A empresa possui diversas obras espalhadas pelo Brasil, e buscava uma solução fácil de integrar-se aos seus sistemas e que fosse capaz de eliminar distâncias geográficas nas aprovações e solicitações entre a matriz e essas obras.

Com o ATOS Lecom, a empresa não apenas agilizou as aprovações, como também otimizou dois de seus maiores processos: Aprovação de Pedido de Compra e Abertura de Ordem de Compra. Segundo Fabian, Coordenador de TI da Sulcatarinense, “implantamos a ferramenta com foco em automatizar e documentar nossos processos com agilidade, dinamismo e flexibilidade nas interações entre solicitantes e aprovadores.” Dessa forma, a solução aderiu perfeitamente à rotina da empresa, atendendo as expectativas da Sulcatarinense. Entre os principais motivos para isso, Fabian comenta que a solução proporcionou transparência e segurança aos processos, além de total integração com o ERP que a empresa utiliza.


Além do feedback de Fabian, os outros usuários da ferramenta contribuem frequentemente para a melhoria da solução; segundo Fabian, as alterações propostas são facilmente incorporadas pelo Lecom BPM, diante da flexibilidade da ferramenta. Atualmente, a Sulcatarinense possui 10 fluxos principais em atividade, localizados em diversos departamentos:

  • Requisição de compras;
  • Aprovação de compras;
  • Solicitação de admissão;
  • Aprovação de contratação de funcionários;
  • Solicitação e aprovação de demissão;
  • Solicitação de alteração de função e salário;
  • Controle de metas do Departamento de TI;
  • Controle de documentos das Obras;
  • Abertura de Requisição de Combustível;
  • Boletim de Equipamentos.

A automação desses fluxos proporcionada pela solução contribui para a economia de tempo e dinheiro. Fabian comenta “Através da solução conseguimos reduzir de forma significativa o tempo de resposta referente às solicitações e aprovações nas áreas em que a ferramenta é utilizada; além disso, conseguimos globalizar os processos unificando-os em todas as nossas obras espalhadas pelo Brasil.”

Conheça também outras experiências de sucesso com o Lecom BPM como BMW do Brasil, Melitta, Penalty, CEAGESP, entre outros, acessando a área de Cases em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.