Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Lecom BPM na Dedini: processos otimizados com sucesso

Temos acompanhado o significativo aumento na consciência corporativa e empreendedora sobre a importância do assunto “Gerenciamento de Processos” para o alcance da Excelência em Gestão e de altos níveis de competitividade, produtividade e Qualidade organizacional. Hoje, no Lecom em Ação, apresentamos o recente case de uma grande corporação que, apostando em tecnologia de alto desempenho, otimizou processos internos, agilizando etapas operacionais e tendo significativos ganhos em produtividade, economia (de tempo e recursos) e qualidade de vida.  A Dedini se configura como uma das principais empresas no setor de bens de capital, destacando-se como líder mundial no fornecimento de equipamentos e plantas completas para o setor sucroalcooleiro. Diante da atuação em todo o território nacional na montagem de usinas, muitos colaboradores da Dedini têm a necessidade de se deslocar para o local dos projetos desenvolvidos ou mesmo para outras Unidades da Dedini.

Por essa razão, a empresa buscava uma ferramenta para controlar o fluxo de viagens, desde a etapa de autorização até a montagem do relatório de despesas. Segundo Robinson Santiago, coordenador de TI da Dedini, o suíte de produtividade em processos Lecom BPM ajudou a empresa a abolir a utilização de papel para uma realidade otimizada em que todo o fluxo eletrônico de informações é feito via intranet.

Para ele: “Além de gerar mais custos, a gestão das viagens feitas em papel aumentava a margem de erros de informações. Tínhamos problemas de lentidão na hora de fazer a validação das verbas. O software nos deu a possibilidade de fazer um controle mais preciso de todo o processo.”.

A Dedini passou a fazer uso da solução Lecom em 2008 e na época foram implantados quatro fluxos: AVT – Autorização de Viagens e Transportes – nacional, AVT internacional, RDV – Reembolso de Despesas de Viagem – nacional, RDV internacional. Em 2011, foi realizada uma reformulação na forma de automação dos processos utilizando as funcionalidades da versão 4.40 do Lecom BPM.

Com isso, a empresa passou a utilizar um fluxo contínuo que une os processos de AVT – Autorização de Viagens e Transporte – e de RDV – Reembolso de Despesas de Viagens automatizando todas as atividades necessárias para a realização dos deslocamentos. De acordo com o consultor da equipe Lecom, Mário Oliveira, a solução Lecom BPM utilizada pela Dedini foi atualizada para aumentar, ainda mais, o desempenho da ferramenta tornando os campos de preenchimento das informações ilimitados e viabilizando, através de janelas modais, o cadastro de acompanhantes, cotações, despesas, quilometragens e agendamento de taxis de forma prática e rápida.

Hoje as solicitações chegam mais cedo no departamento responsável e isso possibilita melhores negociações em itens como: Reservas de hotéis; Passagens aéreas, veículos terrestres, etc. Atualmente cerca de 150 usuários utilizam o Lecom BPM e são registradas e geridas cerca de 400 viagens mensais.

Desde sua implantação, já foram abertos 8 mil processos e os custos com viagens foram reduzidos em cerca de 20%. Santiago ainda mencionou que com a implantação da Lecom BPM a Dedini teve uma melhoria quase que instantânea de 50% em seus processos de controle.

Hoje novas métricas já foram alcançadas como por exemplo um índice de aumento de 40% em qualidade do serviço. Para Santiago: “Hoje é o próprio funcionário que faz a gestão dos processos de sua viagem. Ele leva um terço do tempo para concluir isso e consegue acompanhar de fora o fluxo de acerto de contas.”.

Segundo o gerente de TI da Dedini, a solução está sendo gradativamente aplicada a processos de outros setores da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos. Santiago disse que “a intenção é ampliar ainda mais essa aplicação”. E para você? Qual a importância de se ter uma aplicação tecnológica que otimize os processos cotidianos? Conheça outras histórias de sucesso em nosso site!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

26/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!