As tendências em Tecnologias da Informação no TDC 2012!

Há poucos dias atrás, entre 04 e 08 de julho, aconteceu em São Paulo, na universidade Anhembi Morumbi, o conceituado TDC 2012The Developer’s Conference”. A Conferência, que é um dos eventos de maior credibilidade na área, tem como objetivo unir desenvolvedores de soluções e softwares para trocas, debates e interações sobre tecnologias, técnicas e tendências de mercado para os mais diversos setores. O evento, realizado pela Global Code , foi disposto em 35 “trilhas” e 240 palestras sobre diversas vertentes de atuação em Tecnologia da Informação e Computação. A Lecom estava representada no TDC 2012 pelo consultor André Farina, pelo analista Felipe Jordão e por nosso diretor de operações Tiago Amôr. Os membros da Equipe Lecom participaram do evento com objetivo macro de atualização e verificação das áreas “em alta” no setor.

Alguns assuntos que chamaram a atenção e ganharam ênfase durante o evento foram:

– Novas versões do Java Enterprise Edition;

– Soluções de CEP (Complex Event Processing) e de BPM (Business Process Management) integradas e aplicadas aos processos críticos corporativos;

– Ferramentas e metodologias para modularização de aplicações – como o caso da OSGI que é um conjunto de especificações que definem um sistema dinâmico de componentes em Java.

Essas especificações reduzem a complexidade das soluções, viabilizando uma arquitetura modular e orientada a serviços (SOA) (pesquise também Enterprise Service BUS!);

– O emergente papel do Analista de Sistemas como Analista de Negócios, ou seja, um profissional voltado a implementação de soluções para melhoria em rotinas e processos;

Segundo os representantes da Lecom no evento, a oportunidade foi ótima também para reforçar os conceitos que estão sendo aplicados em nossas soluções. Mais especificamente, foi possível traçar alguns paralelos importantes com a Solução ATOS Lecom, seu road map de evolução (voltado a modularização e orientado a serviços) e a versão 4.50, recém lançada – veja mais informações em nosso site.

O saldo do evento, sem dúvida, foi dos mais positivos. Como disse André Farina:

É muito importante para o profissional estar atualizado e munido de informações e técnicas apuradas para poder propor e desenvolver soluções modernas e adequadas ao que o cliente precisa.”.

Felipe Jordão também complementou ao afirmar que “A participação nesses eventos deixa o profissional atualizado sobre tecnologias e opções para aplicar da melhor e mais atual forma em seus projetos e soluções.”.

Tiago Amôr, Felipe Jordão e André Farina – representantes da Lecom no TDC 2012.

Se você tem interesse em saber mais sobre o evento ou trocar informações sobre as temáticas abordadas, entre em contato conosco! Continue acompanhando aqui no Blog Lecom as principais novidades do mundo da Tecnologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.