Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

As principais tendências de BPM no Brasil discutidas no BPM Day

O “Lecom em Ação” é também o espaço do Blog Lecom que utilizamos para falar sobre os mais importantes acontecimentos dentro da área de TI. É o caso do consagrado BPM Day,  um evento que tem por objetivo fomentar a discussão e a expansão do tema “Gerenciamento de Processos de Negócio” através da apresentação de especialistas e de casos práticos ocorridos em organizações do 1º, 2º ou 3º setores.

O evento é organizado pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) do Brasil (capitulo brasileiro da instituição internacional). A Associação é formada por profissionais e estudiosos de todo o mundo que promovem eventos, publicações e projetos para consolidação e difusão das melhores práticas da área.

A Lecom estava presente no BPM Day São Paulo, que aconteceu no dia 20 de junho, representada por Tiago Amôr (Diretor de Operações) e Ari Belone (Executivo Lecom). O evento também contou com a presença de grandes empresas como, por exemplo, a CIELO e também alguns clientes Lecom, como ISA CTEEP, FerrettiGroup e Penalty.

O BPM Day consistiu principalmente na apresentação de cases em Gerenciamento de Processos e na realização de uma mesa redonda com o tema BPMS (Sistemas de Gerenciamento de Processos). Tendo em vista a mesa e o debate de altíssimo nível realizado, cabe apresentarmos aqui o que apareceram como principais tendências dentro do Gerenciamento de Processos e tendo em vista plataformas com esse fim, como é o caso de nosso BPMS ATOS Lecom.

Consultores, fornecedores e participantes foram unânimes ao afirmar que o “boom” do BPM ainda não aconteceu no Brasil, sendo constatável que a maioria dos cases estão voltados à documentação e desenho de processos e não tanto à automação de processos e utilização de plataformas ou BPMS.

Uma percepção constatada, entretanto, é a de que o cenário está em plena evolução e é possível verificar algumas tendências que caminham em passos largos para a instrumentalização de processos através de suites e platformas (BPMS).

Para enumerar as 4 principais tendências constatadas dentro da instrumentalização de processos por meio de BPMS, estas foram:

1-      A apresentação gráfica de indicadores ligados aos processos;

2-      Interface amigável (de baixa complexidade) para modelagem de processos pelos especialistas de cada área (sem intervenção da equipe técnica);

3-      Viabilização de regras de negócio amigáveis e reaproveitáveis;

4-      Escolha por ferramentas que sejam como suites agregadores de funcionalidades variadas.

Esses tópicos são sem dúvida grandes as apostas da área e são extremamente estratégicas para a evolução das boas práticas em Gerenciamento de Processos no Brasil. A Lecom e a plataforma ATOS Lecom para gerenciamento de processos estão totalmente alinhadas a essas tendências, que são também grandes diferenciais já implementados em nossa solução.

Ao se referir ao evento e às constatações, Tiago Amôr comentou:

“Fiquei muito contente em ver que há uma instituição liderando e formando opiniões sobre um tema de tamanha importância. Há um mercado muito amplo a ser apoiado com relação a suites de processos e a Lecom já está devidamente preparada e alinhada em seus produtos, roadmaps e previsão de investimentos para atender este setor.”.

Nesta semana a Lecom está lançando a versão 4.50 do BPMS ATOS Lecom, com funcionalidades muito avançadas e, coincidentemente, especialmente ligadas às tendências mencionadas acima. Em breve lançaremos um post detalhado sobre essas funcionalidades. Enquanto isso, fiquem à vontade para conhecer a nova versão em nosso site (blog.lecom.com.br).

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!