Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

A “Shared Economy” afeta o meu negócio?

A “Shared Economy” ou Economia Compartilhada/Colaborativa em português, não modifica o estilo de vida das pessoas, mas propõe uma nova forma de consumir focada no usufruir (serviço) substituindo o paradigma da posse do bem (produto). É um ecossistema socioeconômico construído em torno do compartilhamento de recursos humanos e físicos. Ele inclui o compartilhamento da criação, produção, distribuição, comercialização e do consumo de bens e serviços por pessoas e organizações diferentes. De forma simplista, são serviços e startups que permitem o intercâmbio através da tecnologia.

A “Shared Economy” não modifica o estilo de vida das pessoas, mas propõe uma nova forma de consumir focada no usufruir (serviço) substituindo o paradigma da posse do bem (produto).

Basicamente, pense em um item qualquer que não é mais usado em um estabelecimento comercial por exemplo, a proposta dessa economia é de redistribui-lo para um outro local que ele será usado.

A ideia do lifestyle é de compartilhar recursos… Dinheiro, habilidades e tempo… As pessoas compram produtos pensando nos benefícios, não no objeto material.

Mas esse modelo econômico é novo? Na verdade, o insight da sociedade aconteceu na crise financeira de 2008 (a maior da história do capitalismo desde a grande depressão de 1929), quando começamos a refletir que nosso modelo de consumismo não era sustentável. Alguns dos fatores foram e são, as preocupações com o meio ambiente, a recessão global, as redes sociais, apps, novas tecnologias e por aí vai.

Pensemos no famoso app Airbnb, serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações, se as pessoas passarem a não precisar mais de hotéis, como ficará a indústria hoteleira? Qual o impacto para toda essa cadeia, fornecedores, colaboradores, etc? A indústria entra em colapso e as empresas tradicionais se revoltam com a concorrência, está lembrado(a) da revolta dos taxistas e moto taxistas quando o Uber começou a operar no Brasil?

Essa inovação na internet tem causado uma importante alteração tecnológica nos modelos de negócio e esta disrupção é inevitável! Então, que tal pensarmos em reexaminarmos nosso modelo atual? Precisamos ir ao encontro do fenômeno e enxergar as oportunidades desse novo cenário. Segundo dados, da PricewaterhouseCoopers a projeção de movimentação global da tendência em 2025 é de US$ 335 bilhões.

A resposta desse artigo é sim! Sem rodeios, a economia compartilhada impactará todos os negócios, alguns segmentos de mercado sofrerão mais e outros menos. Dentro de um paradigma completamente novo, da transformação da experiência/interação dos clientes, eles passarão a exigir das empresas tradicionais, a mesma conveniência, processos ágeis e digitais, colaboração do serviço e eficiência contínua. Sua empresa está pronta para essa transformação digital?

A área de TI tem grande responsabilidade nesse cenário, pois esse modelo só se tornou possível através do uso da tecnologia, big data & analytics, cloud computing, IoT, cognitive systems, mobility, etc.

De forma prática, a rápida e contínua evolução tecnológica está transformando indústrias e criando concorrências inesperadas, além de um cenário competitivo inteiramente desconhecido.

A pergunta é, como nos preparar para essa transformação? Proponha dinâmicas com os executivos para debater o futuro; enxergue as empresas de outros segmentos; mapeie as empresas da internet; estude os novos negócios criados por startups; implemente novas soluções.

BPM ou Business Process Management (Gestão de negócios + TI = otimização dos resultados das organizações) por exemplo, fornece o modelo ideal de Solução para enfrentar e resolver os problemas de gerenciamento de processos de qualquer segmento, seja de empresas privadas ou mesmo públicas. Atendendo dessa forma, a serviços customizados com as necessidades mais exigentes (processos ágeis), mais especificamente, dos clientes da economia colaborativa.

BPM possibilita projetar, desenvolver, implantar, monitorar e otimizar processos de negócios automatizados desde a concepção à execução para melhoria e eficiência contínua. O mais importante disso, as organizações se tornam adaptáveis, ágeis e pró-ativas nas respostas às mudanças, que como vimos, é a única constante.

Fontes:

http://blog.lecom.com.br/blog
http://www.pwc.com.br/
https://www.statista.com
http://educandoseubolso.blog.br/
http://tab.uol.com.br/
http://brasileconomico.ig.com.br/
http://consumocolaborativo.cc/
http://www.ihu.unisinos.br/
http://www.thepeoplewhoshare.com/
http://blogs.estadao.com.br/
http://www.labnetwork.com.br/

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!