A Lecom no Social Media Brasil #5

Este é o quinto e último post de uma série da autoria da colaboradora da Lecom, Tainah Veras, que acompanhou de perto o Social Media Brasil, evento do qual já falamos aqui no Blog Lecom.

Neste último post da cobertura do Social Media Brasil, apresentarei os principais questionamentos das palestras referentes à ROI, engajamento do consumidor e atuação do profissional de Relações Públicas, todas inseridas no universo das mídias sociais. Iniciarei falando sobre a palestra de Pedro Sorrentino sobre o universo de RP. Segundo o palestrante, o profissional de Relações Públicas 2.0 deve buscar outros lados da informações, através de novas formas de explorar, além de garantir o bom Status da empresa, conseguindo divulgação por mérito e relevância.

Além disso, ele salienta que atualmente para fazer um bom marketing a qualidade do produto é obrigatória, e é preciso explorar diferentes possibilidades para o mesmo produto, já que segundo o autor Erik Qualman, “não há mais pay to play e sim play to play”.

Por sua vez, a palestrante Verena Petitinga, da Infoglobo, trouxe à tona a questão do engajamento do consumidor, iniciando sua palestra com uma reflexão interessante sobre os slogans das décadas: Anos 80 – Enjoy it (Aproveite!) Anos 90 – Just to it (Faça!) Anos 2000 – Yes, we can (Sim,nós podemos)! – O coletivo ganha força de construção Para Veridiana, é preciso que os canais de divulgação tenham gestão do conhecimento, ofereçam comunicação de mão-dupla, suporte e inovação. Além disso, é preciso criar incentivos emocionais e contar histórias, criando o que o autor Kevin Roberts chama de “Lovemarks”. Ainda segundo esse autor, atualmente “saímos do conceito de ROI como retorno de investimento para ROE como retorno de envolvimento.”

Finalizando esse post e essa cobertura, falarei sobre a palestra “ROI das mídias sociais”. Realizada ao final do evento, mas não menos importante por isso, ela foi apresentada por Marcelo Coutinho, que iniciou dizendo que é preciso entender a linguagem dos anunciantes, ou seja, mostrar números que comprovem o retorno obtido com mídias sociais, além de convencê-los que ações pulverizadas em diversos canais são mais eficientes e atingem mais nichos de mercado do que uma única ação milionária.

Portanto, é necessário estruturar os diferentes usos das mídias para definir o objetivo da mensuração (financeiro, reputação, interação ou identificação), o retorno que se deseja (retorno de investimento e/ou de influência – que define a predisposição para a compra) e o caminho para obter os resultados. Para finalizar, deixo agora algumas dicas de livros sobre mídias sociais e web 2.0 para quem quiser se aprofundar no assunto, e que foram mencionados ao longo de todo o evento: A revolução das mídias sociais – André Telles A bíblia da Mídia Social – Lon Safko e David K. Brake Wikinomics, como a comunicação em massa pode mudar seu negócio – Don Tapscot Redes Sociais na Internet – Raquel Recuero.

Em breve os consultores Mariela Castro e Luciano Palma, que também estavam presentes no evento, farão uma contribuição ao Blog Lecom, com textos especiais!

1 comentário


  1. Seu ComentárioOlá, tudo bem?

    Meu nome é Ricardo Rosa, trabalho na Produção online do Avesso, um programa que mostra os bastidores das ações de comunicação de grandes marcas. ( http://www.avesso.com.br ).

    Fiz uma visita ao seu blog e queria dizer que está de parabéns pelo trabalho que está fazendo.

    Nós desenvolvemos parcerias com diversos blogs da área de comunicação, moda, design, sustentabilidade, esportes entre outros, e gostaríamos de ter você e o blog como parceiro Avesso.

    Acesse o nosso site http://www.avesso.com.br , e assista aos nossos programas.

    Caso tenha interesse, por favor entre em contato.

    Um grande abraço.

    Obrigado!

    Ricardo Rosa
    ricardo@avessotv.com.br
    Tel. (11) 3578-0777
    ____________________ http://www.avesso.com.br http://www.meadiciona.com.br/avessotv

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.