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A Lecom no MaxiMídia 2010 [1]

Este é um post da autoria de Tainah Veras, colaboradora da equipe de Marketing & Negócios da Lecom.

Em sua vigésima edição o MaxiMídia, maior encontro de comunicação do país realizado no WTC Convention Center em São Paulo entre os dias 5, 6  e 7 de outubro, foi transmitido ao vivo para diversas cidades do país, incluindo Bauru. A transmissão foi feita no auditório da OAB do município, através de uma realização do Jornal da Cidade e do Grupo Meio & Mensagem.

Como colaboradora da equipe de marketing da Lecom, acompanhei de perto algumas palestras e gostaria de compartilhar alguns dos temas discutidos. Nesse primeiro post de cobertura do evento, falarei sobre algumas apresentações realizadas no primeiro dia do evento. A primeira palestra que assisti foi realizada por Igor Puga da ID/TBWA, que apresentou a seguinte discussão: “On e Off: todo mundo fala em integração, mas alguém integra mesmo?“.

(Foto: Cobertura Oficial do MaxiMídia )

Igor mostrou algumas frases que tem sido ditas sobre isso como “Não faz mais sentido a divisão entre on-line e off-line”, mostrando que a maioria das agências possui cargos diferenciados para esses setores, e “Não há mais diferença entre criar e planejar para online e offline”, sendo que 40% do trabalho de mídia online acontece depois do início da campanha, e é possível mudar o planejamento da mesma várias vezes graças a mensuração dos resultados. Dessa forma, o palestrante defendeu que há uma confusão entre integrar o online e offline, ou simplesmente unir os dois, já que para que haja integração os profissionais não precisam estar no mesmo ambiente, mas sim trabalharem por um objetivo maior sem que haja hierarquia entre os meios. Para exemplificar essa possibilidade, Igor finalizou sua apresentação com o case da Devassa, que uniu o poder de alcance da televisão com a força de mobilização da internet para o lançamento do produto. Na sequência, o americano Keith Kelsen da 5th Screen apresentou a palestra “Conteúdo e estratégia para a quinta tela”. Ele pontuou que as telas estariam divididas em cinema, televisão, monitor, celular e DOOH (Digital out of home – digital fora de casa).

(Foto: Cobertura Oficial do MaxiMídia )

Segundo ele, 70% dos americanos assistiu essa quinta tela nos últimos 30 dias, seja durante um tempo de espera (no elevador por exemplo), em um ponto de venda (supermercados etc), ou em trânsito para algum lugar (no aeroporto, por exemplo). O palestrante defendeu que atualmente esse tipo de tela é uma forte tendência no mercado, pois pode trazer conteúdo relevante em diversos locais, além de permitir experiência, engajamento e interação com os públicos. Finalizando o primeiro dia, a palestrante Juliana Sawaia do IBOPE Mídia trouxe o tema “Many to many – O fenômeno das redes sociais no Brasil”. Juliana apresentou uma pesquisa realizada pelo IBOPE Mídia de 2 a 15 de setembro nas 11 principais regiões metropolitanas do país, segundo a qual cerca de 60% dos entrevistados usa as redes há 3 ou mais anos, e 37% acessa mais de uma vez ao dia.

(Foto: Cobertura Oficial do MaxiMídia )

Nos acessos globais, a classe C possui 45% de participação na rede, e do total de pessoas de todas as classes que não acessam as redes, 34% têm interesse em fazer parte. Quanto ao Twitter, a maioria das pessoas prefere seguir perfis de amigos/família; na sequência, vêm os perfis de celebridades, jornalistas, empresas e profissionais do trabalho, e empresas que elas consomem. Entre os motivos para acessar as redes, 73% utiliza para trocar mensagem com os amigos, 37% para se informar, e 16% por motivos profissionais. Dessa forma, Juliana pontuou que a marca deve ser vista como uma das amigas dos usuários, já que ainda de acordo com a pesquisa 25% dos usuários utilizam as redes para influenciar suas compras e a maioria dos consumidores aprova ações das empresas nas redes sociais, desde que a marca seja paciente e saiba ouvir seu público.

E você, o que acha sobre os temas discutidos? Participou do MaxiMídia também? Compartilhe conosco sua opinião e não deixe de acompanhar os próximos posts sobre o evento!

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09/11/2021

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