Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Como está a Governança de TI na sua organização?

Governança de TI

Christine Cox postou no blog da APQC (organização sem fins lucrativos e uma das principais defensoras do mundo de aferição de negócios, melhores práticas e investigação de gestão do conhecimento), um interessante artigo sobre Governança de TI.

A governança de uma organização diz respeito a papéis, responsabilidades de supervisão, patrocínios, e estruturas de gestão. Quando uma organização tem a governança de TI centralizada, significa que um único grupo é responsável pelas responsabilidades e recursos humanos. Então, esse grupo fornece a disciplina como um serviço para toda a empresa. Em suma, você tem um grupo central encarregado de trazer o martelo para baixo na escala de força.

Medidor de Força da Governança de TI

Governança de TI

De acordo com avaliação da APQC “2015 Colocando o PCF em Ação: relatório de síntese de Organizações Industriais”, a maioria das organizações responderam não ou fraca governança. A governança centralizada apenas cerca de 1/3 do relatório apresentou moderada ou forte governança. Então, o que significa se você não pode chegar ao topo do ‘Medidor de Força’ e tocar a campainha?

Quanto mais fraca a governança, menor a maturidade da organização.

A maturidade de uma organização depende da sua capacidade para tomar decisões informadas. Organizações crescem em maturidade, concentrando-se nas medidas de processo, análise de processos e avaliação de maturidade. Se uma organização deseja ter uma visão clara do futuro, as metas de maturidade podem ajudá-la. A maturidade de uma organização é um aspecto importante de sua longevidade e sucesso. Mas sem uma forte governança de TI, a maturidade nunca vai crescer.

[epico_capture_sc id=”29799″]

Se você é uma organização sem ou com fraca governação, o que significa estar em um nível de maturidade baixo?

De acordo com a análise do estudo da APQC, as organizações com fraca governação estão no nível ‘inicial’ ou no nível ‘gestão’ de maturidade (de acordo com o ‘Medidor de Força’). Isso significa que existem alguns processos organizados e mais sucesso irá depender de mais funcionários hábeis, ao invés de processos padronizados. Isso pode ser uma grande aposta para uma organização que experimenta alta rotatividade.

Se o ‘Medidor de Força’ mostra a sua força de governança organizacional moderada, você está no seu caminho!

Organizações moderadamente regidas têm definido e quantitativamente a gestão dos níveis de maturidade. Isto significa que a maioria dos processos são organizados, definidos, compreendidos e documentados através de procedimentos, ferramentas e métodos. As medidas de desempenho estão em vigor e os processos são previsíveis e controlados.

Para 11% das organizações na pesquisa que relataram uma forte governança, muito bem! Todas essas organizações relataram um nível de maturidade otimizado, o que significa que os processos são continuamente melhorados, os objetivos quantitativos de melhoria de processos são estabelecidos e utilizados. Melhorias e objetivos são executados por uma poderosa força de trabalho.

A grande questão é… Como você pode chegar ao topo e atingir a maturidade otimizada?

Os resultados da pesquisa e investigação APQC mostram que todas as organizações com recursos centralizados de gestão de processos podem alcançar níveis mais altos de maturidade. Parte de como elas conseguirem isso é através de:

  • Benchmarking
  • Melhoria de processos, e
  • Adoção e utilização do PCF por longos períodos de tempo.

Além disso, as organizações de melhores práticas centralizam recursos de gerenciamento de processo para o efeito máximo e elas investem na gestão da mudança. Organizações maduras dependem de uma forte governança e comprometem-se a adoção generalizada de capacidades de gerenciamento de processo.

Se a sua organização coloca objetivos estratégicos de maturidade como prioridade e se concentra na governação centralizada, isso pode aumentar sua maturidade. Consequentemente, conquistar o topo do ‘Medidor da Força’.

Agora que já sabe como e porquê é importante fazer a medição da força da governança de TI conta para gente como está na sua organização. Deixe nos comentários!

Aproveite também para se inscrever em nosso canal do Youtube e ficar por dentro das novidades!

Fonte: https://goo.gl/Y1yqP9
Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!