Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

6 desafios do Gerente de Projetos

Um tema que tem sido discutido com certa frequência entre os especialistas em Gerenciamento de Projetos, diz respeito a figura do Gerente de Projeto (GP) e suas características.

Já escrevi neste espaço um texto onde compartilho o que acredito serem as principais habilidades de um GP. No texto de hoje, farei uma exploração listando seis (06) desafios que circundam a rotina do GP.

Utilizo o termo desafio, pois diariamente o GP enfrenta uma série de obstáculos para alcançar um resultado, isto é, a concretização de um projeto. Sendo assim, compartilho a seguir alguns desses desafios:

  1. Lidar com pressão: Projeto é e deve ser encarado como uma situação de tensão constante, afinal, gerar um empreendimento único com uma limitação de recursos é algo desconfortável. Sendo assim, administrar a pressão da equipe, do cliente e da empresa é um desafio constante e desgastante.

  2. Saber administrar conflitos: Conflitos surgirão de todas as partes e em diferentes momentos. Quando você menos esperar, o cliente reclamará de uma entrega intermediária do projeto ou ocorrerá um conflito entre os integrantes da equipe e, fica a encargo do GP a resolução de tais embates. Utilizar estratégias de quebras de pré-conceitos e criar diálogos pragmáticos e pautados em argumentos, são boas estratégias para minimizar as distorções de pensamentos que guiam, em geral, os conflitos.

  3. Lidar com egos e criar equipes: Ter a habilidade de liderar pessoas, construir equipes homogêneas com habilidades multidisciplinares e lidar com egos e vaidades, é algo que deve ser colocado como meta para qualquer GP. Todo ser humano possui características e expectativas distintas, no entanto, você como GP deve criar um ambiente onde exista transparência e integração.

  4. Saber dizer não de forma coerente: A habilidade de negar uma mudança de escopo ou adiantamento de prazo de entrega do projeto deve ser encarada como uma realidade para o GP e é preciso muito argumento para sustentar tal posição. Dizer não significa saber justificar que aquilo que está sendo solicitado é algo prejudicial para a visão do projeto, além disso, aceitar tudo o que surge durante o projeto, pode gerar um desequilíbrio no orçamento, na saúde física/mental da equipe e, principalmente, no resultado final.

  5. Motivar pessoas e ser uma referência pelas atitudes: Transformar a entrega do projeto em um propósito para a equipe e ter uma coerência entre o discurso e a prática, faz parte do que costumo chamar de “o estágio alfa de um GP”. Por que? É muito simples de entender e ao mesmo tempo complexo de se alcançar, afinal, neste estágio superior o GP conseguiu transformar as pessoas que estão a sua volta e, principalmente, se tornou um norte e o porto-seguro do projeto de forma natural e não impositiva em decorrência do cargo ou função. Você, leitor, já foi liderado por alguém assim?

  6. Saber encarar o erro como uma oportunidade de aprendizado: Erros devem receber a devida a atenção e seus efeitos devem ser sanados e, está neste ponto, a principal reflexão que faço sobre este desafio. O GP deve aprender com seus erros, com os erros dos outros (por isso a importância da busca por capacitação e construção de uma rede de relacionamento) e deve, sistematicamente, documentar as lições aprendidas para consultas futuras. Sendo assim, o GP deve encarar o erro como uma oportunidade de desenvolvimento e não como uma crítica pessoal (cuidado com o ego) ou algo que desmereça o trabalho que está sendo desenvolvido.

Interessou-se pelo assunto? Não deixe de interagir com as seguintes referências:

E aí, o que achou? Até a próxima!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!