5 Tendências da Transformação Digital em 2019

A era  digital está transformando o mercado. Neste contexto, empresas de todos os segmentos, até mesmo as mais tradicionais, sentem a necessidade de fazer parte da transformação digital. Você conhece quais são as buzzwords que prometem dar o que falar em 2019? Confira a seguir, 5 tendências da transformação digital e como elas podem otimizar o desempenho do seu negócio.

1.Processos Digitais

Como ser digital se os seus processos são analógicos? Ao responder esta pergunta, você entende o motivo de processos digitais ser uma das principais tendências da transformação digital em 2019. A automação de processos viabiliza o input de dados das tecnologias inovadoras, pois a base para o funcionamento destas soluções, são as informações sobre como a empresa funciona no contexto digital.  Portanto, estas informações não podem estar espalhadas em formulários impressos, planilhas e emails. Nesse ponto, uma plataforma de automação de processos será peça chave para destravar a transformação digital da sua empresa.

Além disso, a automação de processos pode proporcionar diversos benefícios como:

  • facilidade na circulação de informações;
  • redução nos custos para a execução dos processos;
  • mais eficiência e segurança para a gestão;
  • compliance na execução das atividades;
  • aumento na competitividade da empresa.

Confira nessa #DicaÁgil, o que diz a Gerente de Projetos da Lecom, Talita Carolina, sobre como processos digitais podem proporcionar estes benefícios.

É importante ressaltar que a automação de processos é um passo crucial para romper de vez com o passado analógico. Portanto, apostar nessa tendência é dar um primeiro passo em direção a transformação digital.

2.Business Analytics

Esta é uma tendência cada vez mais procurada por empresas em todas as áreas de atuação. Existe uma quantidade imensa de dados escondidos nos processos de uma organização. Sistematizar esses dados e transformá-los em informações estratégicas pode potencializar a inteligência do negócio. Com uma plataforma de Business Analytics, os processos estratégicos se tornam muito mais assertivos, pois são embasados em informações do negócio.

Os insights proporcionados pelo Business Analytics, podem aumentar a competitividade de uma empresa, fazendo com que alcance performances de destaque. Isso porque, analisando as informações  sobre o comportamento e o perfil do consumidor, será possível entregar muito mais valor ao cliente. Portanto, investir em Business Analytics pode ser uma ótima estratégia para alavancar os resultados do seu negócio.

Assista ao Lecom Talk com  Vinícius Mantovani, Diretor de Operações da ViewB e entenda quais são as práticas recomendadas para obter os melhores resultados na sua estratégia de Business Intelligence.

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3.Inteligência Artificial (IA)

Esta tendência da Transformação Digital demonstra um grande potencial de crescimento. A inteligência artificial abre diversas possibilidades para prever rotas que podem melhorar a qualidade das entregas e a experiência do consumidor.  Além disso, a IA contribui com o aumento da automação de tarefas oferecendo muito mais precisão aos processos.

Outro benefício da inteligência artificial é a redução de custos operacionais. Visto que permite uma redução dos erros e aumento da produtividade.  Assim, é possível otimizar o tempo e os recursos de um processo, além de evitar desperdícios. 

Softwares inteligentes, que indicam soluções assertivas, estão transformando a experiência de muitos negócios.  Vale a pena acompanhar a revolução da inteligência artificial e entender os seus impactos no mercado e na sociedade. Veja a opinião do Gerente de Produto e Tecnologia da Lecom, Felipe Jordão, sobre a relevância da IA na era digital.

“Inteligência artificial é um assunto que está em alta nos últimos anos, e vem impactando e mudando as organizações.

Mas como IA está impactando nos processos de negócio ? A resposta é “Machine Learning”.

Machine Learning traz a capacidade de avaliar a eficiência de um processo de negócio automatizado, assim como dar recomendações, por exemplo.

Com o uso de Machine Learning conseguimos criar algoritmos para predição de comportamentos não esperados dentro dos processos da empresa, que chamamos de “Process Prediction”.

Como um input de dados pode impactar o resultado final de um processo, podendo até impactar na experiência final do seu cliente. Por exemplo, estouro de um SLA.

Esse tipo de análise é muito difícil de ser feita por pessoas.

Outra aplicabilidade usando Machine Learning é o “Process Improvement”. Usando ML podemos redesenhar um processo com base no aprendizado gerado pelo uso e os resultados gerados.

Um outro exemplo é no auxílio para tomada de decisão, muito comum em processos automatizados, onde tenho que aprovar ou rejeitar algum tipo de solicitação.” – Felipe Jordão, Gerente de Produto e Tecnologia na Lecom.

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4.Internet of Things (IoT)

A conexão de dispositivos móveis para gerar inteligência e possibilitar comunicação e troca de informações com alta agilidade tem sido cada vez mais procurada. A Internet of Things (IoT), ou em português, Internet da Coisas, está ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Esta tecnologia oferece dois elementos valiosos nos dias de hoje: praticidade e agilidade.  Com o IoT é possível que as empresas gerenciem e monitorem operações remotas com baixo custo. Dessa forma, é possível elevar, à altíssimos níveis, a praticidade e a agilidade dos processos de compra, de entrega, de produção e também das atividade cotidianas.

Segundo a Cisco, que é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, mais de 50 bilhões de objetos estarão conectados até 2020. A IoT está ganhando cada vez mais espaço no mercado, fique atento às novidades nesse segmento 😉

5.Chatbots

O uso de Chatbots pode proporcionar níveis inéditos de eficiências em processos e otimizar  recursos de forma muito significativa. Esta tecnologia permite fazer mais com menos, ou seja, aumentar a performance disponibilizando menos recurso.

Visto que, hoje em dia, eficiência, agilidade e qualidade são palavras chave para o sucesso, o chatbot tem sido cada vez mais procurado por empresas que desejam potencializar seus processos de produção e melhorar a experiência dos seus consumidores, ao mesmo que reduzem custos e otimizam recursos. Esta pode ser uma ótima solução para potencializar a lucratividade do seu negócio, já pensou nisso?  

Quais dessas tendências da Transformação Digital já estão no seu planejamento de 2019? Conte pra gente nos comentários!

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