Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Parece mágica, mas são processos digitais

Automação de Processos

[Gestor] Olá, tenho alguma pendência para o dia de hoje?”

[Assistente]Sim, um novo pedido foi efetuado no valor de R$ 10.000 pelo cliente ABC. Ele solicita 10% de desconto. Posso aprovar o pedido e encaminhá-lo para o Financeiro ou deseja que eu envie uma contraproposta ao cliente?”

[Gestor]Como está a nossa meta mensal?”

[Assistente]A meta está 85% atingida

[Gestor]Ok, pode aprovar o pedido nessas condições

[Assistente] Perfeito, o pedido está aprovado e já encaminhei as informações ao Financeiro

Seria um diálogo corporativo até que um tanto quanto corriqueiro, como exemplificado acima, exceto pelo fato de que a Assistente é virtual, ou seja, um bot inteligente e a conversa acontece por meio de um smartwatch, enquanto o gestor pratica seus exercícios físicos pela manhã. Como um cenário típico de qualquer empresa de tamanho médio, o pedido do cliente é feito em uma solução de CRM (Customer Relationship Management), a demanda é formalizada internamente no financeiro em um ERP (Enterprise Resource Planning) e o processo de venda está automatizado em uma plataforma que integra e orquestra as outras duas, sendo então acessada pelo bot que compreende a linguagem natural do ser humano e sabe como proceder.

No exemplo em questão e pela experiência do acesso por voz, nenhuma das 3 interfaces visuais das plataformas precisou ser acessada, porém, todas elas funcionaram desempenhando o seu papel perfeitamente ou ainda melhor, o processo foi seguido corretamente. Futuro? Tendência? Inovação? Não mesmo! São apenas processos digitais sendo acessados por diferentes atores.

Para quem gosta de tecnologia é sempre muito empolgante ver o estado da arte em ação, mas no geral, quanto mais avançada é a tecnologia, mais dependente de dados digitais ela se torna. Mesmo a top 1, a Inteligência Artificial, têm recentemente sido a inspiração para inúmeros artigos críticos, citando o quão “burra” ela é, sem que se tenha uma massa relevante de dados de forma a torná-la em algo realmente útil. Dúvido que você já não tenha lido algo similar àquela piada da Machine Learning que entrou no bar e o barman perguntou: “O que você quer beber?”, e ela então respondeu: “aquilo que as pessoas têm bebido ultimamente”. Ah sim, certamente não tem nenhuma graça, mas é bastante instrutiva sobre o seu modus operandi.

Esse cenário traz importantes aprendizados para o campo da automação de processos. Uma assistente virtual pode facilmente compreender em inúmeros idiomas quais ações devem ser realizadas, no final das contas, a efetivação das ações serão instâncias de processos já automatizados. Daqui a pouco IoT (Internet of Things) acontecerá com força no mercado, em especial com a chegada do 5G e do mesmo modo, podemos imaginar um consumidor passando com seu carro próximo à uma loja que o detecta com um sensor ultra moderno, fazendo aparecer em seu console uma oferta irresistível. O fato é que, o cliente aceitar ou não uma oferta, informar como quer pagar e o processamento do pedido em si, passará sempre por um processo automatizado com integrações, workflows etc. É preciso entender a diferença entre a interface de uma experiência digital e o que suporta a experiência digital. Bots e Sensores protagonizam a experiência, já os processos e os dados digitais suportam e garantem a experiência de ponta a ponta.

Quer entregar para o seu cliente um bot realmente cognitivo e inteligente ou ainda, melhorar a segurança da tomada de decisão com análise preditiva e machine learning? Não existe mágica, apenas pense e automatize todos os processos que suportarão e fornecerão informações para esta experiência. Processos digitais são o alicerce e a sustentação para uma estratégia de transformação digital bem sucedida.

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!