Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Responsabilidade e inteligência na automação de processos

Em uma pesquisa feita na empresa há alguns anos, me perguntaram por que, na minha visão, a Lecom existe.

Respondi que ela torna a vida das pessoas melhor na era digital, automatizando processos de diferentes organizações como cooperativas, indústrias, prestadoras de serviços, órgãos públicos, e mais.    

Esses dias, lembrando dessa pergunta, fiquei pensando sobre a relevância e a amplitude de ter responsabilidade e inteligência com o foco de transformar positivamente as rotinas, e decidi compartilhar as reflexões por aqui. 

Buscando sobre essa palavra, vi que seu significado envolve “responder, prometer em troca”. 

Pra mim, essa postura implica o comprometimento com algo que vai além do próprio interesse. 

Como exemplo em um contexto pessoal com impacto profissional, trago a situação do trânsito em São Paulo. 

Já dirigiu ou dirige nessa cidade? 

Moro em Bauru-SP, e sempre que estou na capital, reparo que mesmo com a quantidade de problemas do município, por mais congestionadas que as vias se encontrem e por mais atrasado que alguém esteja, se um outro motorista que está na pista ao lado dá seta para entrar à frente, é extremamente comum e, inclusive, altamente esperado que se dê passagem a ele. 

Essa postura indica, na minha percepção, que as pessoas têm consciência de que todo mundo ali precisa chegar ao seu destino da melhor forma e no menor tempo viável considerando a quantidade de veículos, a distância a ser percorrida e o que quer realizar a curto, médio e longo prazo. 

Além disso, todos sabem que perder o acesso a um caminho acessível envolve, na grande maioria das vezes, desgaste, gasto, risco e um atraso maior ainda. 

Sabendo desse cenário, as pessoas se mobilizam para ajudar e para serem ajudadas como podem, cooperando para conseguir lidar com os desafios.

Podemos comparar essa situação do trânsito de carros com o trânsito de processos em uma organização.  

Para manter com qualidade e agilidade o fluxo de solicitações, documentos e aprovações mesmo em meio a um alto volume de demandas, é insustentável que cada pessoa pense apenas nos seus próprios interesses e em suas próprias tarefas, buscando acelerar e resolver as coisas de qualquer forma sem se preocupar com a integração, o andamento e o impacto disso em escala. 

A falta de visão de um contexto macro no qual se está inserido e de uma intenção coletiva é prejudicial a toda a dinâmica de relacionamentos, compromissos, entregas e, consequentemente, às rotinas e resultados. 

Por isso, encaminhar pendências de forma qualificada, articulada e cooperada demonstra, além de responsabilidade, inteligência. 

Para ter uma postura inteligente, é preciso ter capacidade de discernimento e de escolha a partir da “leitura” do contexto. 

A competência para “ler” cenários considerando condições, necessidades e oportunidades de forma coletiva pode e deve ser aprimorada cada vez mais, e as tecnologias digitais contribuem muito para isso.

Resgatando a analogia que eu fiz com o trânsito de São Paulo para destacar o potencial dessas tecnologias, pense como ampliamos a assertividade, a qualidade de vida, a organização, e otimizamos o nosso tempo com os aplicativos de navegação por mapas que podemos acessar atualmente pelo celular. 

Eles são atualizados em tempo real conforme o local em que estamos e o nosso movimento, e indicam rotas possíveis a seguir, trazem visibilidade e informações sobre ocorrências como dificuldades no fluxo, obras e imprevistos, e ainda permitem avisar a outras pessoas se há algo de diferente, seja um imprevisto, um recurso de monitoramento e mesmo um caminho melhor. 

A plataforma de Automação de Processos da Lecom funciona com essa mesma lógica inteligente. 

Ela possibilita, inicialmente, que a organização digitalize os seus processos e elimine o fluxo de papéis. Ou seja, para seguir com cada operação, não há mais a dependência de recursos impressos, como, metaforicamente, ocorria com os mapas impressos de cidades e rodovias que ficavam nos carros. 

Comentário: você provavelmente se lembra da dificuldade enorme para se localizar e enxergar o trajeto nesses mapas em papel, ou pode imaginar a complexidade de fazer isso, certo? 

Bom, com a nossa tecnologia de automação de processos, é possível atualizar e acompanhar facilmente o andamento dos processos em tempo real, inclusive por dispositivos móveis, o que garante mais agilidade, viabiliza a tomada de decisões estratégicas, proporciona mais segurança e traz assertividade e qualidade de vida na busca pelos objetivos. 

Outro ponto: a visibilidade que essa tecnologia traz amplia a consciência sobre as relações de interdependência no dia a dia , e possibilita enxergar os gargalos, as paralisações e os ganhos na jornada

Consequentemente, ganham ainda mais força a responsabilidade e a inteligência na dinâmica social nas vivências que experimentamos  individualmente e em conjunto. 

Inclusive, para conferir como ampliar boas experiências no trabalho, você pode fazer um “passeio virtual” pela nossa plataforma, acompanhando o andamento de um dos milhares de processos que podemos digitalizar, automatizar e otimizar

Acesse AQUI e acelere nesse sentido de transformação com a gente!

Picture of Mary Losilla

Mary Losilla

Gerente de Canais

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

25/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!