Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

BPM e a análise de processos

Sempre falamos sobre processos de negócio, BPM, gerenciamento de processos, entre outros. E agora abordamos um tema ainda não explorado aqui no Lecom em Ação, falamos hoje sobre uma etapa muito importante em um processo BPM: Análise de processos. Baseado no CBOKGuia para o gerenciamento de processos de negócio, que é mantido pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionals), a análise de processos tem um capítulo inteiro dedicado ao assunto e isso não significa complexidade, mas sim, detalhismo. Vamos ao que interessa… Contextualizando o tema, segundo o CBOK “criar um entendimento comum sobre o estado atual dos processos e seu alinhamento com os objetivos de negócio. A criação desse entendimento comum é denominada análise de processos.” Ou seja, a análise de processos é um conjunto de atividades para atingir um objetivo.

Para começar a análise, é necessário um estudo do ambiente de negócio, conhecer os fatores internos e externos que podem impactar ou sofrer impacto do processo, além da interação com ele, há também as pressões de mercado e concorrência. Outros fatores que influenciam a análise incluem o ramo de atuação, estratégia da empresa, necessidades dos clientes, valores, liderança e cultura, e como o processo irá acontecer para atingir os objetivos de negócio. E então há o uso de técnicas especificas como mapeamento e simulações, dentre outras metodologias, para se chegar a um resultado. As pessoas envolvidas no processo devem estar de acordo com as informações obtidas e esse resultado deve refletir o real e ter uma visão imparcial do processo. E por que fazer toda essa análise? Tais informações obtidas oferecem decisões mais assertivas e proporcionam a medição da efetividade e desempenho do processo, consequentemente, o resultado possibilita rever a estratégia, as partes interessadas, atuais ineficiências, regras de negócio envolvidas, e as métricas para monitoramento.

Tal análise deve ser feita sempre que necessário, por exemplo, se há em uso métricas e constantemente apontam um resultado diferente do esperado, é hora de refazer a análise. Em outras palavras, essa análise é essencial para a empresa que deseja adotar o BPM como ferramenta de trabalho. O assunto tem diversas abordagens e frentes a serem exploradas, mostramos aqui apenas a pontinha do iceberg.

Acompanhe aqui no blog Lecom a continuação desse e outros temas explorados no CBOK. Compartilhe conosco a sua opinião! Referência: ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS. CBOK – GUIA PARA O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: informação e documentação: referência – elaboração. Brasil, 2009.

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

23/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!