Sobre a Cleartech

18 anos no mercado
3x mais rápido o tempo médio por processo
47% redução do custo de execução por processo
automação de processos

Com atuação no mercado de telecomunicações há mais de 18 anos, a Cleartech oferece soluções que acompanham as evoluções regulatórias e tecnológicas. Destaca-se pela excelência na gestão de grandes projetos, como a solução tecnológica da Portabilidade Numérica Brasileira, entre outros serviços importantes para a evolução do setor. É considerada uma das maiores Clearing House do Brasil, em volume, classificada também entre os maiores players do mundo. Conta com processos auditáveis e transparentes, focando nas necessidades e especificidades do mercado brasileiro. Atua de forma direcionada às ondas de inovação e tecnologia, de forma imparcial, isenta e com foco nos objetivos de seus clientes.

Fundada em 1999, a empresa se consolidou no mercado de telecomunicações, prestando seus serviços de tecnologia da informação, desenvolvendo e gerenciando projetos de missão crítica. Entre as diversas conquistas da Cleartech, destaca-se a excelência da solução técnica que permite a portabilidade de código de acesso para os serviços de telefonia fixo e celular, solução esta fornecida para a Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil.

Metodologia Ágil

automação de processos, BPMS, BPM, transformação digital, ROI Portabilidade Numérica

A implantação da Portabilidade Numérica no sistema de telefonia do Brasil permite que um assinante mude de operadora mantendo o seu número telefônico, desde que guardadas as restrições em que a portabilidade deve ocorrer para um mesmo tipo de serviço (fixo ou móvel) e numa mesma área local.

automação de processos, BPMS, BPM, transformação digital, ROI Automação de Processos:

Oferecemos Consultoria em Processos e Qualidade no objetivo de promover ganhos de eficiência e eficácia na execução dos ciclos de trabalho da Organização, internamente ou junto a seus respectivos clientes, com consequente redução de custos – produtividade – e geração de valor aos negócios.

automação de processos, BPMS, BPM, transformação digital, ROI Mercado de Atacado

O Sistema de Oferta de Insumo de Atacado (SOIA) integra Prestadores Fornecedores e Solicitantes para a oferta e comercialização de produtos, cujas características não se enquadram no regulamento do PGMC (Plano Geral de Metas de Atacado). Essas características são definidas pelo tipo do produto e pela designação da prestadora como PMS ou não em uma determinada área geográfica.

automação de processos, BPMS, BPM, transformação digital, ROI Central de serviços

A Central de Serviços Cleartech é uma célula que atua na gestão estratégica e planejada de serviços de TI, fazendo a gestão de todo ciclo de vida de um incidente através de registro, análise e acompanhamento do atendimento e da resolução dos incidentes, responsável por feedback para análise e registro final e controle de nível de serviço.

automação de processos, BPMS, BPM, transformação digital, ROI Interconexão

Solução de Detraf – Gestão de Interconexão foi desenvolvida para o administrar o processamento de Billing de interconexão.
O alto volume de registros processadas pelos sistemas das operadoras, aliado à complexidade funcional de cada um desses sistemas e a necessidade de conciliar informações entre operadoras, exige uma ferramenta ou serviço que seja capaz de suportar de forma eficiente tal volume.

Quer saber mais detalhes
ou tirar dúvidas?

Cenário pré Implantação

automação de processos, BPMS, BPM, transformação digital, ROI

Com o histórico da área de processos mencionado acima, a Cleartech atingiu uma maturidade no atendimento aos seus clientes, sobretudo aqueles baseados nas boas práticas ITIL. Porém, deixou de olhar para sua própria governança, executando os processos internos de forma quase que integralmente manual e sem os controles necessários.

O processo hoje nomeado Gestão Financeira, envolvia nove áreas distintas, desde o solicitante até o Diretor Financeiro. Os subprocessos de Solicitação de Reembolsos, Viagens e Traslado eram realizados via e-mail ou através de planilhas em Excel, sendo controlado pela área de Recursos Humanos de forma precária em diretório da rede. As etapas que precisavam de aprovações financeiras levavam até 10 dias para seguir com aprovação, pois todas passavam pelo Diretor Financeiro e não existia rastreabilidade das etapas do processo, além de outros problemas principais relacionados a seguir.

automação de processos, BPMS, BPM, transformação digital, ROI

Por iniciativa da Gerência de Processos e Qualidade, a empresa identificou a necessidade de empregar uma profunda revisão nos processos além de automatizá-los, definindo com isso novos papéis e responsabilidades, extinção de atividades de baixo valor agregado, atribuição de alçadas de aprovação para seus gestores, garantia da rastreabilidade em todas as etapas, aplicando prazos para que as mesmas fossem executadas.

No tocante à automação, dentre diversos fornecedores, a Cleartech optou pelo Lecom BPM devido à entrega em metodologia ágil agregada à facilidade de implementação dos processos na plataforma de BPMS. O processo de Gestão Financeira atualmente é utilizado por toda Organização, envolvendo todas as áreas.

Expectativa vs Rotina

Os ganhos com a automação dos processos estão ligados a aplicação sistêmica das políticas e regras de negócios, garantindo segurança, integridade e rastreabilidade. Com a automação de processos a Cleartech percebeu ganhos de produtividade significativos, reduzindo o tempo de execução das atividades. Hoje, os colaboradores não conseguem imaginar como seria solicitar um reembolso ou executar algumas tarefas corriqueiras sem ser pelo sistema. Os processos bem definidos possibilitaram descentralizar papéis e fornecer informações para todos os envolvidos do começo ao fim. Os níveis de acesso ao sistema e aprovações definidos pela Cleartech garantem o controle operacional e o gerenciamento pelo Recursos Humanos e a área Financeira, com autonomia e flexibilidade, reforçando as políticas e simplificando a participação do Escritório de Processos no escopo de suporte.

Benefícios
1. Redução de tempo O tempo medido por processo obteve a redução de 12h.
2. Redução de Gastos O valor de execução por processo era de R$405,47, passando para R$190,31.
3. Redução de tarefas Menor número de envolvidos no processo.

Pontos de atenção

Divulgar os resultados para toda a organização, fortalecendo o engajamento para o muito que ainda será realizado em matéria de BPM.

Evitar ciclos de aprovação extensos, por exemplo, realizando-os com todos os envolvidos de uma única vez.

Estimular os canais para a promoção da melhoria contínua como uma forma de abrandar eventuais descontentamentos (associados às questões de cultura e resistência às mudanças).

Manter o patrocínio da gestão executiva, prezando por executar para processos “chave” todo o ciclo de redesenho de processos definido no plano de trabalho, onde temos atividades específicas de levantamento de custos, investimentos e cálculo de ROI.

Na etapa de redesenho os recursos da equipe são incentivados a consultar todos os princípios de redesenho/reengenharia, assim como os tipos de resultados que podem ser alcançados com as técnicas de BPM, no objetivo de não perder nenhuma oportunidade que possa fazer a diferença na nova concepção do processo.





CASE FINALISTA DO WFMC AWARDS 2017

Global Awards for Excellence in BPM and Workflow

O WfMC é uma conceituada organização mundial, atuando desde 1993, que reconhece todos os anos as organizações que demonstram excelência na implementação de soluções inovadoras em BPM para atingir os objetivos estratégicos de negócio.


Converse com a nossa equipe.
Use o chat para saber mais sobre a nossa Metodologia Ágil

Alguns de nossos clientes

  • BMW
  • HONDA
  • Araymond
  • Unimed
  • Melitta
  • Marilan
  • i.CISMEP
  • Prefeitura de Santos
  • Prefeitura de Bauru
  • Magazine Luiza
  • Penalty
  • TEKA
  • AmstedMaxion
  • HellermanTyton
  • ThyssenKrupp
  • Yusen Logistics
  • TRW
  • invepar
  • Day Brasil
  • Helibras
  • Timac Agro
  • ASICS
  • CEAGESP
  • iss

Acelere a transformação digital do seu negócio!