Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Subprocessos, Tarefas e Atividades: Qual É a Diferença?

entenda o que é subprocesso

Os processos organizacionais envolvem alguns elementos que merecem ser entendidos para o bem do próprio negócio. Os termos subprocesso, tarefas e atividades são alguns dos que mais geram dúvidas em gestores e profissionais.

Na prática, essas palavras se referem a ações muito distintas, embora estejam interligadas. Entenda melhor o que é subprocesso, tarefa e atividade e como isso se aplica em BPM!

Tarefa

Por definição, a tarefa é uma atividade que deve ser realizada pelo profissional dentro de um prazo. Ela está vinculada aos objetivos e às regras da empresa.

No dia a dia, muitas tarefas são dependentes de outras. Assim, os responsáveis pela ação A só poderão concluí-la se a tarefa B tiver sido terminada. Por esse motivo, alguns projetos podem ficar estagnados, já que alguns passos só podem ser feitos depois de outros.

Atividade

Por sua vez, a atividade é o trabalho que efetivamente é realizado. Desse modo, ela diz respeito à interação do profissional com o ambiente de trabalho, incluindo as ferramentas tecnológicas, a gestão e a organização do negócio.

Para ter uma ideia mais clara, basta pensar que dois trabalhadores podem ter a mesma tarefa, mas desempenharem atividades diferentes.

Então, nem sempre a atividade (trabalho real) é igual à tarefa (trabalho prescrito). Diversos fatores podem alterar a forma como os profissionais executam as ações, chegando ou não ao resultado esperado.

Quando os gestores enxergam cada etapa do processo — e o que é preciso para algo acontecer — as atividades tendem a se aproximar das tarefas. Se o profissional deve exercer uma ação, mas não tem capacitação suficiente por exemplo, isso pode ser melhorado para que a tarefa seja cumprida da melhor forma.

 

Saiba tudo sobre o mundo de Intelligent Automation

Subprocesso

O subprocesso consiste em um conjunto de atividades dentro de um processo. Por ser mais detalhado do que os processos, ele permite observar os fluxos de trabalho e as atividades necessárias para uma execução.

Se um processo fosse fabricar um produto, o subprocesso seria definir e encontrar os materiais, desenvolver a peça e montá-la para a venda.

Como visto, tanto subprocessos quanto tarefas e atividades são importantes para qualquer organização. Mesmo que uma empresa ainda não tenha atingido a maturidade em processos, ela já possui essas ações.

Compreender esses termos na prática ajuda a definir as estratégias para entregar mais, melhor e com maior valor para os clientes.

Quer continuar aprendendo sobre gestão de processos? Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!