Solução BPM

Como soluções de BPM viabilizam a Internet das Coisas

Como soluções de BPM viabilizam a Internet das Coisas

Nos dias atuais, tecnologia da informação finalmente caminha a passos firmes e largos para se tornar um bem comum de consumo. Embora ainda exista um longo caminho social e de infraestrutura a ser percorrido, ações como instalar aplicativos em smartphones, pedir a senha da rede Wifi em qualquer tipo de estabelecimento e até mesmo caçar personagens virtuais via geolocalização fazem parte efetiva do cotidiano de praticamente todas as gerações. Seja para facilitar nossas vidas ou nos entreter, não precisamos mais de justificativas para consumir tecnologia. Continue lendo

Grupo Day Brasil reduz fluxo de devoluções em 30% com BPM

Grupo Day Brasil reduz fluxo de devoluções em 30% com BPM

A princípio a companhia optou por um sistema tradicional de gestão, o ERP (Enterprise Resource Planning), mas logo detectou a necessidade de expandir o controle dos processos. Era preciso uma plataforma tecnológica mais moderna e customizada, capaz de identificar gargalos e que oferecesse excelência em gestão organizacional. A solução veio através do Lecom BPM, o sistema de Business Process Management da companhia paulista com 20 anos de mercado e empresa líder de fabricantes independentes de software para gestão de negócios. A parceria foi firmada em Continue lendo

Sua TI é realmente ágil? Ou sua governança é burocrática?

Sua TI é realmente ágil? Ou sua governança é burocrática?

Em um recente debate com CIOs surgiu a questão de como a TI pode ao mesmo tempo ser ágil, fazer frente aos “business moments”, aquelas oportunidades transientes de disrupção que surgem inesperadamente, e manter seu precioso legado, construído em tempos onde velocidade era menor. A solução, aparentemente é uma TI multimodal, acomodando as diversas dinâmicas que o negócio existe. A discussão se acalorou devido ao fato que muitos executivos se apegam a gestão de processos de negócio que, embora garantam estabilidade, restringem inovação, devido a Continue lendo

Transformação Centrada no Cliente

Transformação Centrada no Cliente

Podemos dizer que o desafio pela busca por eficiência e produtividade foi superado no Brasil? Infelizmente NÃO! Pelo contrário, nossos baixos índices de produtividade no trabalho, em comparação com outros países, mostram que ainda temos muito a avançar nesse sentido. Hoje um brasileiro, na média, produz 5 vezes menos que um americano, 4 vezes menos que um alemão, 3 vezes menos que um sul-coreano e 2 vezes menos que um argentino (fonte: CNI/ The Conference Board). A maioria das organizações nacionais investe esforços em melhoria de Continue lendo

Como conceber transformações no Primeiro e Terceiro Setores?

Como conceber transformações no Primeiro e Terceiro Setores?

O Primeiro Setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O Segundo Setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado Terceiro Setor. O Setor Público, por vezes referido como setor estatal, é uma parte do Estado que lida com a produção, entrega e distribuição de bens e serviços por e para o governo (1º Setor) ou para os seus cidadãos. Terceiro Setor Continue lendo

Prefeitura de Santos apresenta estudo de caso no 1º Fórum de Gestão Pública em Brasília

Prefeitura de Santos apresenta estudo de caso no 1º Fórum de Gestão Pública em Brasília

Rosandra Padron, Secretária Adjunta de Gestão, vai abordar uso de tecnologia Business Process Management para maior eficiência e transparência em rotinas administrativas do setor público. A Prefeitura de Santos estará no dia 2 de outubro no 1º Fórum de Gestão Pública, onde apresentará estudo de caso sobre o uso de sistemas de Business Process Management (BPM) para maior eficiência e transparência em rotinas administrativas do setor público. A palestra será ministrada por Rosandra Padron, Secretária Adjunta de Gestão da Prefeitura de Santos, às 9h, no Continue lendo

iBPMS pode alavancar os investimentos em BPM em 2015 para $ 2,7 bilhões

iBPMS pode alavancar os investimentos em BPM em 2015 para $ 2,7 bilhões

Quem diz isso é o Gartner Inc, que lançou sua mais recente previsão de investimentos em BPMS em 2015. Para o instituto, o investimento mundial em gerenciamento de processos de negócio (BPM) enfrenta um cenário positivo, com previsão de crescimento de 4,4%, e deverá atingir a casa de $ 2,7 bilhões de dólares nesse ano. Esse crescimento acontece pela transformação digital que as organizações estão começando a realizar. Esse dado pode significar que a mudança em direção ao uso de uma suíte de gerenciamento de Continue lendo

Sua organização já possui um escritório de processos?

Sua organização já possui um escritório de processos?

Muitos profissionais pensam que gerenciamento de processos de negócios (BPM) são apenas ferramentas tecnológicas e você pode comprá-lo em uma caixa, contratar um desenvolvedor, e magicamente experimentar BPM totalmente integrado em toda a organização. BPM vai além… Constitui muitas vezes uma mudança fundamental na forma como os gerentes pensam sobre a gestão de uma empresa. Saber e entender profundamente como sua organização funciona, o que faz funcionar, e como todas as engrenagens fazem tudo funcionar. De acordo com Gart Capote (um dos principais líderes do Continue lendo

Afinal, o Big Data impacta no meu negócio?

Afinal, o Big Data impacta no meu negócio?

Megadados ou Grandes Dados em português é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em grande volume, variedade e velocidade. O termo Big Data surgiu por volta de 2005 com o Google. O fato é que a partir da última década houve uma crescente de dados exponencial, no popular, uma “explosão” de dados que preocupam os especialistas pela falta de espaço. Pense no volume e na variedade de dados que você produz e guarda no seu dia a dia, já é Continue lendo

Sustentabilidade e sobrevivência no longo prazo

Sustentabilidade e sobrevivência no longo prazo

O ser humano não nasce preparado para a vida, o legado herdado não lhe é suficiente o que o obriga aprender a viver enquanto vive. Ao contrário da natureza que é programada para ser o que é sem escolhas, o homem é dotado da capacidade de escolher ser o que não é. Mas há um preço a pagar: a árdua tarefa de alcançar o equilíbrio e se bastar. Tudo pode, mas nem tudo lhe convém. Imagine se não fosse assim. Seríamos como os outros seres Continue lendo

Solução em BPM: Aliada da Sustentabilidade nas Organizações

Solução em BPM: Aliada da Sustentabilidade nas Organizações

O que é Sustentabilidade? Primeiramente, é preciso definir este conceito, que é muito utilizado hoje em dia mas pouco realmente se sabe sobre seu verdadeiro significado, já que o senso comum sobre o termo é o de que a Sustentabilidade envolve apenas os impactos ambientais dos negócios. Sustentabilidade é a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, Continue lendo

Construindo organizações para o século XXI

Construindo organizações para o século XXI

Por José Davi Furlan, Colunista do Blog Lecom O problema das organizações não é a tecnologia do século XXI que utilizam, mas as práticas de gestão do século XX (e também do século XIX) que ainda empregam. Muitas vezes as organizações têm buscado perpetuar modos obsoletos por meio de tecnologias melhoradas. De acordo com pesquisas nos EUA e Brasil, em torno de 80% dos colaboradores estão infelizes no trabalho. De outro lado, 64% dos clientes estão infelizes ou indiferentes com suas experiências de consumo. Então, Continue lendo

BPM e o mercado de TI

BPM e o mercado de TI

Informações de grandes portais de notícias apontam para o grande crescimento da TI em 2013. Dados mostram que o mercado atingirá cerca de U$S 132 bilhões até o final do ano, segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Antonio Gil. O crescimento significa 7,3% a mais em comparação ao ano passado, e coloca o Brasil e a América Latina como mercados muito promissores, figurando entre os principais de todo o mundo no setor de Tecnologia da Informação, já que Continue lendo