Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Saiba Agora o Que é Análise de Processos em BPM

Saiba agora o que é análise de processos em bpm?

Compreender o que é análise de processos em BPM é crucial para ter uma boa visibilidade do seu negócio. O conceito vai muito além de uma simples visualização, e deve ser entendido, acima de tudo, como uma ferramenta para a melhoria dos processos.

Uma boa análise direciona os caminhos da organização para as mudanças necessárias, indicando novas estratégias em todas as áreas do negócio.

O que é análise de processos em BPM?

Ao falar sobre o que é análise de processos em BPM, o primeiro ponto a ser considerado é que ela vai muito além da documentação visual, pois se trata de uma ferramenta central e tática para aumentar a produtividade e possibilitar a melhoria contínua no padrão de execução do trabalho.

Trata-se de uma verificação de processos específicos, desde as principais atividades envolvidas até suas influências internas e externas sobre o negócio. 

O principal objetivo de uma boa análise de processos é, ao final de tudo, gerar valor para a empresa. Ela precisa ser mais do que um conjunto de documentos,deve haver um propósito para aplicá-la.

Como funciona uma análise de processos?

Para fazer uma análise a organização precisa, primeiramente, estabelecer os critérios de prioridade. Existem dois modos de fazer isso: buscando aqueles que são mais importantes e mais urgentes ou estabelecendo alguns detalhes que envolvem o valor agregado por aquele processo, como rentabilidade, suporte a outros processos, impacto no negócio, entre outros.

Após decidir quais serão critérios para a análise de processos, é hora de ver o que é análise de processos em bpm na prática, definindo um escopo para analisar (quais atividades serão verificadas) com base no objetivo que se deseja atingir com o procedimento.

Também devem ser colocadas em pauta as informações que serão coletadas em cada atividade, por exemplo:

Você quer analisar o processo de atendimento ao cliente para entender problemas frequentes com entregas. Nele estão envolvidas atividades como a definição do escopo e o contato com as outras áreas envolvidas no projeto, entre outros. Se o objetivo é melhorar o tráfego entre as áreas, esse processo deve ser visualizado em suas atividades derivadas.

Você pode, então, selecionar informações como os prazos oferecidos e como são feitas as solicitações. Tudo deve ser organizado de maneira padronizada pela equipe responsável pela análise.

Com isso, deve-se entender claramente a relação entre o processo e o ambiente organizacional da empresa, possibilitando mais assertividade nas tomadas de decisão que visam melhorias na operação, antes mesmo de iniciar um novo fluxo desse processo.

Em certos casos, inclusive, a análise acaba indicando a necessidade de retirar  certas atividades e simplificar todo o fluxo do processo, pois identifica maneiras mais eficientes de aplicá-lo. .

Gostou de saber mais sobre o que é análise de processos em BPM? Confira mais artigos no blog da Lecom!

 

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

28/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!