Processos Digitais agilizando a vida dos brasileiros em meio a crise

Histórias e resultados reais de agilidade nos serviços públicos para o cidadão brasileiro através de processos digitais.

Essa é  a história REAL do microempreendedor Leonardo de Oliveira, compartilhando sua experiência com os serviços digitais do Governo através do portal Gov.Br.

O microempreendedor Leonardo de Oliveira, 39 anos, morador do bairro Vicente Pires, na capital federal, tenta contornar o cenário de crise provocado pelo coronavírus valendo-se ainda mais da internet. Criador do e-commerce Horta e Casa, intensificou em site e redes sociais a divulgação dos produtos fresquinhos que são entregues à população brasiliense.

Ao apostar no serviço de entrega em um momento de restrição da circulação de pessoas, Leonardo tornou-se usuário de serviços públicos digitais, que acabam de atingir a marca de 600 novos serviços em 15 meses. É com o eSocial, do Ministério da Economia, que o microempreendedor agiliza a averiguação de dados para a contratação de novos auxiliares.

 “Tenho sempre de fazer ali as consultas jurídicas, antes de contratar, para ver se a pessoa está com alguma pendência na Justiça. Então, me facilita muito. Tenho de pensar em otimizar o tempo e ali consigo o acesso em segundos, resolvo tudo. Se não fosse assim, teria de esperar as pessoas irem aos órgãos públicos atrás de certidões negativas, uma perda de tempo neste momento difícil”, conta Leonardo de Oliveira, que mantinha cinco funcionários e, com a pandemia, dobrou o pessoal.

Hoje são 1,8 mil serviços totalmente digitais, sendo 55% dos serviços do Governo Federal transformados em digitais. A digitalização de 100% dos serviços é prevista para o final de 2022.

Os serviços digitalizados desde janeiro de 2019 representam economia de mais de R$ 1,4 bilhão por ano para a sociedade, que deixa de gastar com deslocamentos e até despachantes para agilizar a solução de suas demandas, e para o governo, de mais R$ 347,3 milhões por ano.A estimativa é de que, ao todo, governo e cidadãos poupem a cada ano R$ 1,76 bilhão com os 600 novos serviços digitais, que representam, juntos, 19 milhões de demandas anuais.

No cenário atual, autonomia e agilidade são importantes, o Governo precisou agir rápido. Em apenas 2 dias, a própria equipe do Governo desenvolveu o processo para:

Solicitar ação do Governo Federal em decorrência do coronavírus (COVID-19) 

e em 4 dias, desenvolveram o processo: 

Apresentar demanda junto ao MAPA para assegurar o abastecimento durante o combate ao Coronavírus (COVID-19) 

Esses são exemplos de processos desenvolvidos com 100% de autonomia, gerando agilidade e independência na criação de processos urgentes, como nesse caso.

É um ORGULHO IMENSO para nós da Lecom fazer PARTE dessa jornada de transformação digital no Governo, construindo e SIMPLIFICANDO os processos, juntamente com a empresa Elogroup. Conseguir contribuir nessa amplitude com o nosso BRASIL, faz diferença!

 

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Matéria completa publicada no portal GOV.BR.

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