Modelagem de processos simples e prática!

Sabe como a modelagem de processos, também chamado de BPMN, pode otimizar o tempo dos processos organizacionais da sua empresa? Neste artigo vamos descobrir por que a modelagem é importante e qual sua função.

O BPMN – Business Process Modeling Notation, ou Notação de Modelagem de Processos de Negócios, consiste em uma série de padrões para o desenho de processos. O que facilita o entendimento de cada passo.  Esta é uma etapa importante da automação, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados e também pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando sua otimização.

Uma empresa é composta por pessoas e grande parte do conhecimento organizacional está incorporada nos próprios colaboradores. Portanto, se o funcionário da empresa sai, ele leva o conhecimento consigo. E o processo de notação tem como um dos objetivos, documentar processos e essas informações, além de evitar que dados sejam perdidos.

Toda empresa também possui processos, a diferenciação está no quanto à empresa conhece seus próprios processos, pois ao identificá-los e defini-los é possível visualizar as áreas que necessitam de mudança ou até mesmo reformular o processo como é feito.

O mapeamento dos processos de negócios permite a identificação de potenciais a serem explorados, bem como pontos fracos que necessitam de melhorias. É neste momento que a Modelagem de Processos assume um papel fundamental na organização, pois permite que os processos sejam descritos, desenhados e representados.

Função da modelagem de processos

Em outras palavras, a Modelagem de Processo está intimamente relacionada à melhoria operacional contínua e à inovação. Pois proporciona os alicerces para construir uma estratégia de excelência operacional.

Existem várias linguagens de modelagem, são elas: Petri, IDEF0, Aris, SPEM, e o BPMN. Sendo esta última, mais recente e que com mais flexibilidade de uso. Na figura a seguir, podemos observar como um processo de compra pode ser representado através do BPMN:

Modelagem de processos - Lecom BPM
Modelagem de processos

Através de uma modelagem como esta é possível identificar os atores envolvidos nos processos, bem como suas responsabilidades. A notação BPMN vem apresentando forte crescimento no mercado, sendo utilizada por um número cada vez maior de organizações.

Medição de processos

A Medição de Processos é uma das mais importantes áreas de BPM, pois refere-se ao resultado prático do dia a dia dos processos. Luís Krupp, foi o palestrante do nosso Webinar sobre “Medição de Processos na Era Digital”. Assista como essa etapa pode fazer a diferença na sua organização.

Fonte: TI Especialistas

Gostou da nossa dica? Deixe sua opinião nos comentários abaixo 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.