Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Modelagem de processos simples e prática!

Modelagem de processos - Lecom BPM

Sabe como a modelagem de processos, também chamado de BPMN, pode otimizar o tempo dos processos organizacionais da sua empresa? Neste artigo vamos descobrir por que a modelagem é importante e qual sua função.

O BPMN – Business Process Modeling Notation, ou Notação de Modelagem de Processos de Negócios, consiste em uma série de padrões para o desenho de processos. O que facilita o entendimento de cada passo.  Esta é uma etapa importante da automação, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados e também pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando sua otimização.

Uma empresa é composta por pessoas e grande parte do conhecimento organizacional está incorporada nos próprios colaboradores. Portanto, se o funcionário da empresa sai, ele leva o conhecimento consigo. E o processo de notação tem como um dos objetivos, documentar processos e essas informações, além de evitar que dados sejam perdidos.

Toda empresa também possui processos, a diferenciação está no quanto à empresa conhece seus próprios processos, pois ao identificá-los e defini-los é possível visualizar as áreas que necessitam de mudança ou até mesmo reformular o processo como é feito.

O mapeamento dos processos de negócios permite a identificação de potenciais a serem explorados, bem como pontos fracos que necessitam de melhorias. É neste momento que a Modelagem de Processos assume um papel fundamental na organização, pois permite que os processos sejam descritos, desenhados e representados.

Função da modelagem de processos

Em outras palavras, a Modelagem de Processo está intimamente relacionada à melhoria operacional contínua e à inovação. Pois proporciona os alicerces para construir uma estratégia de excelência operacional.

Existem várias linguagens de modelagem, são elas: Petri, IDEF0, Aris, SPEM, e o BPMN. Sendo esta última, mais recente e que com mais flexibilidade de uso. Na figura a seguir, podemos observar como um processo de compra pode ser representado através do BPMN:

Modelagem de processos - Lecom BPM
Modelagem de processos

Através de uma modelagem como esta é possível identificar os atores envolvidos nos processos, bem como suas responsabilidades. A notação BPMN vem apresentando forte crescimento no mercado, sendo utilizada por um número cada vez maior de organizações.

Medição de processos

A Medição de Processos é uma das mais importantes áreas de BPM, pois refere-se ao resultado prático do dia a dia dos processos. Luís Krupp, foi o palestrante do nosso Webinar sobre “Medição de Processos na Era Digital”. Assista como essa etapa pode fazer a diferença na sua organização.

Fonte: TI Especialistas

Gostou da nossa dica? Deixe sua opinião nos comentários abaixo 😉

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!