Gestão de Processos

Soluções de Software – por que e como implementar?

Soluções de Software – por que e como implementar?

Sabe como implementar de maneira eficaz  Soluções de Software? Holly Lyke-Ho-Gland (Gerente de programa de pesquisa) publicou no blog da APQC (organização sem fins lucrativos e uma das principais defensoras do mundo de aferição de negócios, melhores práticas e investigação de gestão do conhecimento), um interessante artigo sobre como alinhar processos, informação e tecnologia na implementação de Soluções de Software para empresas. Estive recentemente em conversa com Tim Allen, vice-presidente da Consulting Group Projetos (PCG) sobre as armadilhas comuns de implementação de Soluções de Software como, ERP, CRM e sistemas de BI. Muitas vezes, essas implementações são conduzidas por estratégias Continue lendo

Foco em User Experience para melhores resultados

Foco em User Experience para melhores resultados

User Experience (UX) ou a Experiência de usuário, você sabe o que significa? Por que é tão importante levar esse ponto em consideração antes de qualquer criação? O User Experience é a arte de colocar o usuário no centro do projeto. Entender quais são suas reais necessidades, seus anseios e satisfação com os objetivos do produto final. Mas por que hoje é tão importante pensar em User Experience, ou seja, no usuário? No nosso dia a dia, muitas vezes, não paramos para observar que o Continue lendo

O que é ECM? O que essa sigla significa?

O que é ECM? O que essa sigla significa?

O que é ECM? Mais uma sigla para nossa sopa de letrinhas tecnológica? Não! Hoje vamos falar de Enterprise Content Management, ou apenas, ECM. ECM significado: é um conjunto de estratégias, métodos e ferramentas utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e distribuir conteúdo e documentos relacionados aos processos organizacionais. O que é ECM? Enterprise Content Management – ECM é uma coleta sistemática e faz a organização da informação que vai ser utilizada por um público específico – executivos de negócios, clientes e etc. Não é uma tecnologia ou só uma metodologia, é Continue lendo

Gestão de Processos BPM desenvolvendo pessoas

Gestão de Processos BPM desenvolvendo pessoas

Utilize a Gestão de Processos BPM para aprimorar pessoas da sua empresa.  Manter a organização focada nas atividades e gerenciar com rapidez a gestão de processos BPM, faz com que as demandas da área causa um impacto positivo na produtividade, é um grande desafio na qualidade na gestão de pessoas. Com tantas interações para gerenciar é necessário uma solução que facilite o acompanhamento constante de todas as ações. O que contribui para que a equipe de RH foque seu tempo em atividades que gerem valor ao negócio. A Continue lendo

O que é BPM e a sua importância dentro da empresa

O que é BPM e a sua importância dentro da empresa

BPM – Business Process Management, significa Gerenciamento de Processos de Negócio. A gestão de um negócio com BPM é um dos ativos mais difíceis de medir. Apesar de fundamental, alguns empresários ainda não sabem qualificar se sua empresa é bem dirigida ou não. A razão disso na maioria das vezes é falta de método. Como a empresa não tem esse controle sobre os processos, perde-se eficiência e dinheiro em tarefas mal executadas. Descubra nesse artigo o que é BPM e como essa ferramenta pode te ajudar. A prática do Continue lendo

Como mapear processos BPM e triplicar a produtividade

Como mapear processos BPM e triplicar a produtividade

Em meio às dificuldades econômicas, as empresas buscam maneiras de como mapear processos BPM, reduzir seus custos e otimizar suas operações. A Tecnologia, sem dúvida, é uma grande aliada. É nesse contexto que neste artigo, vamos dar dicas de situações em que o Gerenciamento de Processos de Negócio, ou BPM impacta positivamente em um organização. De uma forma simples, BPM une Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, e seu foco está voltado para otimização dos Resultados das organizações. Você concorda que é bastante comum nas empresas, Continue lendo

Gestão de Processos e pessoas: como organizar?

Gestão de Processos e pessoas: como organizar?

Sabemos que há muitos casos de empresas que sofreram processos trabalhistas por conta da má gestão ou mau funcionamento da gestão de processos e de pessoas na empresa, mas essa questão é algo que, hoje em dia, pode ser resolvido com alguns simples passos e técnicas. Ter uma boa ferramenta de gestão é uma das técnicas que pode ajudar nos processos internos da sua empresa. Com tantas interações para gerenciamento de processos de negócio, é necessário uma solução que facilite o acompanhamento constante de todas as ações, Continue lendo

Processos ágeis e digitais: impulsionando as organizações na era digital

Processos ágeis e digitais: impulsionando as organizações na era digital

Organizações precisam se adaptar a este cenário de mudanças exponenciais e disruptivas para continuar fazendo parte do jogo Uma revolução industrial é caracterizada por mudanças abruptas e radicais, motivadas pela incorporação de tecnologias, tendo desdobramentos nos âmbitos econômico, social e político. Segundo o professor alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha Continue lendo

Processos Digitais e o Futuro do BPM

Processos Digitais e o Futuro do BPM

Tudo à nossa volta está se tornando digital, e esse novo mundo traz oportunidades e ameaças para todo tipo de organização. Sendo assim, muitos gestores se perguntam o que fazer para não se tornarem obsoletos. A HBR fez uma pesquisa global em 2015 com diversos executivos de multinacionais, perguntando-os quais seriam, em sua visão, as barreiras para um negócio tornar-se digital. As respostas estão exibidas no gráfico abaixo: Curiosamente, as duas principais barreiras ao mundo digital apontadas pelos executivos são: 1) Silos organizacionais: a velha Continue lendo

A “Shared Economy” afeta o meu negócio?

A “Shared Economy” afeta o meu negócio?

A “Shared Economy” ou Economia Compartilhada/Colaborativa em português, não modifica o estilo de vida das pessoas, mas propõe uma nova forma de consumir focada no usufruir (serviço) substituindo o paradigma da posse do bem (produto). É um ecossistema socioeconômico construído em torno do compartilhamento de recursos humanos e físicos. Ele inclui o compartilhamento da criação, produção, distribuição, comercialização e do consumo de bens e serviços por pessoas e organizações diferentes. De forma simplista, são serviços e startups que permitem o intercâmbio através da tecnologia. A Continue lendo

Prefeitura de Santos e Lecom recebem premiação internacional – WfMC 2015

Prefeitura de Santos e Lecom recebem premiação internacional – WfMC 2015

Em dezembro de 2015 recebemos a excelente notícia que a Lecom havia vencido com dois cases de implementação do Lecom BPM, na ARaymond e na Prefeitura Municipal de Santos referente a 21ª edição do WfMC Global Awards for Excellence in BPM and Workflow, o WfMC reconhece as organizações que se destacam na implementação de soluções inovadoras de processos de negócios e que atendem aos objetivos estratégicos de negócios. Confira a lista dos 10 vencedores: ARaymond of Brazil nominated by Lecom S/ADie Mobiliar nominated by ISIS Continue lendo

O que BPM tem a ver com IoT?

O que BPM tem a ver com IoT?

Todo começo de ano a gente começa a ouvir e ler muito sobre as tendências desse novo ano que se inicia, mas claro, queremos saber de todas as previsões do mercado que atuamos para poder nos preparar, traçar objetivos e metas, etc. Recentemente escrevi um artigo sobre Transformação Digital e nele exemplifiquei vários fenômenos que contribuem para essa mudança, um deles é o Internet of Things (IoT) ou em português, Internet das Coisas, é um ambiente no qual os objetos, animais ou pessoas possuem identificadores Continue lendo

Viés da normalidade

Viés da normalidade

Em geral, as organizações foram construídas com o modelo mental da estabilidade e a menos que o segmento de negócio em que operam seja estável por natureza (e a cada dia existe menos disso), seu futuro está ameaçado. A falta de urgência em iniciativas de mudança decorrente do viés da normalidade (normalcy bias) impede o progresso e cria cria uma situação de não reação a crises iminentes. O viés da normalidade leva pessoas inteligentes e esclarecidas a subestimar a possibilidade de um desastre e suas Continue lendo