Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Otimize a rotina: veja 6 exemplos de automação de processos!

Otimize a rotina: veja 6 exemplos de automação de processos!

A partir de 2021, a busca por exemplos de automação de processos para organizar e melhorar a rotina das empresas subiu significativamente na América Latina, sendo esperado um crescimento de até 5,98% até 2026, segundo a Mordor Intelligence. 

Nesses números, são identificadas as pesquisas por ferramentas de automação de processos que otimizam a rotina dos negócios, organizando e definindo regras, métricas de avaliação de sucesso, atribuição de responsabilidades e outras particularidades, que, somadas, melhoram – e muito – os níveis de produtividade e os resultados. 

Pensando nisso, falaremos sobre 6 exemplos de automação de processos que podem transformar positivamente sua rotina, além das melhores ferramentas para isso e como implementar a automação nos seus negócios. 

O que é a automação de processos?

Automação de processos, também conhecido como BPA (Business Process Automation), é a adoção de práticas automatizadas para a realização de tarefas e funções com o uso da tecnologia. De acordo com o Gartner Institute, a implementação dos vários exemplos de automação visam aprimorar o andamento dos negócios e auxiliar os colaboradores. 

Na prática, o que as ferramentas de automação de processos fazem é substituir a ação humana na execução das atividades envolvidas no fluxo da empresa, com base nas informações fornecidas pela gestão. Isso, além de diminuir o volume de contratação de novos colaboradores, reduz significativamente as incidências de falhas e erros cometidos. 

Entre as principais tarefas realizadas pelas ferramentas de automação, as principais são o monitoramento de tarefas, o atendimento ao cliente e, em casos mais específicos, a realização de demandas complexas, diretamente ligadas ao processo de produção de uma empresa, via hiperautomação. 

Como fazer a automação de processos na prática?

Entendido o que é a automação de processos, precisamos falar também sobre os principais tipos de tarefas que essa funcionalidade é capaz de realizar. 

Aqui, vale ressaltar que, para cada tipo de necessidade, pode ser preciso contar com um tipo diverso de automação para a gestão de processos, visando resolver os problemas e executar as tarefas plenamente. 

Para isso, você, gestor, deve entender profundamente o fluxo de trabalho, incluindo as eventuais falhas que deseja corrigir, antes de tomar qualquer atitude ou realizar investimentos. 

Podemos citar como exemplo de como fazer a automação de processos o RH: um dos setores das empresas que, em geral, têm um alto número de processos repetitivos. São diversos documentos, procedimentos específicos de contratação, reembolsos, promoções e muitos outros.

Aqui, explorando as possibilidades deste caso em específico, pode ser interessante a implementação de um RPA (em tradução livre, “processo de automação robótica”) para automatizar e refinar a execução das tarefas. Assim, você terá bom ganho no tempo e na organização das atividades. 

Além disso, por meio de ferramentas de automação, é possível promover a integração total entre os departamentos, permitindo um fluxo muito mais efetivo de comunicação.

5 exemplos de automação de processos na prática

  • Automação de processos industriais: aqui, a tecnologia é aplicada para operar automaticamente tarefas, mecanismos e funções da cadeia produtiva, permitindo maior ganho de tempo e diminuição de falhas.
  • Automação de processos de recursos humanos: isso envolve tarefas como análise de perfil comportamental, emissão de folha de pagamento e triagem de candidaturas, entre outras, são realizadas automaticamente; 
  • Automação de processos logísticos: nesse ponto, considera-se a definição de rotas de entrega para economizar combustível, aumentar a segurança no trajeto e assim por diante. 
  • Automação de processos de TI: abrange pontos como processamento de solicitações de serviço, gerenciamento de software e hardware, implementação de novas tecnologias e mais. Aliás, esse exemplo de automação pode conectar sistemas inteiros e diminuir significativamente o tempo de execução das atividades.
  • Automação de processos administrativos: nesse caso, a automação de processos é responsável por cuidar da parte administrativa do negócio, sendo capaz, inclusive, de criar, gerir e armazenar documentos e contratos. 

Ferramentas de automação de processos

Para te ajudar a entender a aplicação dos exemplos de processos acima, trouxemos uma lista com os principais tipos de ferramentas da área. Confira!

RPA – Robotic Process Automation

Este é um clássico exemplo de automação de processos, responsável por realizar por conta própria as tarefas manuais às quais é designado. 

Na prática, é como se um robô passasse a ser responsável por executar tarefas repetitivas e muito manuais; esse método, como dissemos, é muito utilizado no setor de recursos humanos para cobrir lacunas e eliminar ineficiências nas operações, incluindo emissão de notas fiscais, designação de tarefas, disparo de e-mails e comunicações internas etc. 

Chatbots

Esse tipo de automação de processos envolve a comunicação entre a empresa e os clientes. Com essa ferramenta, você pode garantir um serviço de pós-venda excepcional, com menor incidência de falhas e, ainda, dados concretos para análise e execução de melhorias posteriores.

Atualmente, já é possível criar chatbots com inteligência artificial capazes de simular um diálogo humano com muita precisão, possibilitando que seu cliente acesse os serviços a qualquer momento, seja para solicitar ajuda ou realizar compras, por exemplo. 

URA – Unidade de Resposta Audível

Também voltado à comunicação, esse tipo de automação de processos é muito utilizado em call centers. Seu funcionamento é similar ao do chatbot, porém, aqui, o atendimento ao cliente é feito através de ligações telefônicas realizadas à central da sua empresa. 

Em linhas gerais, a URA é a gravação com inteligência artificial, capaz de “ouvir” a solicitação realizada e, com base nela, designar o próximo passo do atendimento, podendo este ser mantido com a ferramenta no controle ou transmitido para um colaborador humano. 

BPMS – Business Process Management Systems

Os sistemas de gerenciamento de processos de negócios representam o futuro das empresas que buscam evoluir e investir em processos de automação cada vez mais eficazes. 

Com base nas configurações definidas na implementação, tais sistemas podem definir, executar, mensurar, otimizar e monitorar toda a cadeia de processos, além de gerar relatórios para que você acompanhe o andamento e identifique eventuais possibilidades de melhorias em cada etapa.

O BPMS pode ser utilizado em inúmeras áreas de um negócio – desde o RH até a produção, viabilizando a designação de responsáveis por determinadas tarefas, solicitações de insumos para o setor responsável e até monitoramento de atividades realizadas ao longo do dia.

Scripts

Os scripts são roteiros que, de maneira totalmente automática, eliminam a interferência humana e baseiam-se em uma lista de instruções com etapas, condições e reações pré-programadas para a execução de tarefas. 

Este tipo de automação é muito usado na área de tecnologia da informação para padronizar processos e automatizar testes de softwares. 

Por exemplo, na situação de uma empresa que desenvolve um aplicativo interno para interação entre setores, os scripts determinam qual será a trajetória de cada solicitação, evitando que os comandos sejam transmitidos para pessoas ou setores errados. Esse tipo de ferramenta é especialmente utilizado para otimizar recursos humanos, financeiros e temporais.

Hiperautomação

Conceitualmente, recebe esse nome a combinação de ferramentas de automação que visam substituir totalmente a presença humana nas tarefas operacionais. 

Como um exemplo de automação de processos, podemos imaginar um processo que reúna RPA, BPMS e URA. No caso, todo o processo de comunicação é transferido para a responsabilidade das ferramentas de automação envolvidas, de modo que o esforço humano não é mais necessário. 

Dessa forma, é possível que a hiperautomação aja diretamente em diversas frentes de atuação de uma empresa, podendo conectar setores como RH e financeiro de forma mais eficaz, sem grandes chances de erros ocasionados pela ação humana.

Como implementar a automação de processos no seu negócio?

Agora que você sabe como fazer automação de processos pode ser benéfico para a empresa, está na hora de conhecer uma plataforma que supra suas necessidades e te ajude a tirar o máximo de proveito possível dessa estratégia e das tecnologias. 

A Lecom é uma plataforma de gestão inteligente que viabiliza o total controle sobre os processos executados na sua empresa, desde o recebimento do pedido até a entrega. 

Aqui, você organiza informações e fluxos, acompanha os indicadores de sucesso de produtividade e entregas que mais fazem sentido para sua realidade e acessa relatórios completos sempre que quiser!

Ainda, a Lecom contribui para melhorar sua eficiência operacional com integração total ao sistema interno dos seus negócios, garantindo que toda a equipe caminhe junta em direção ao objetivo negocial. 

Acesse o tour guiado, conheça a plataforma e entre em contato com nossos especialistas para dar o próximo passo na direção do futuro!

Picture of Rafael Silva

Rafael Silva

Head de Growth

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!