Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Entenda o papel da Governança de Processos

A capacidade de flexibilidade, adaptabilidade, otimização de recursos e inovação para melhorar as entregas ao cliente são fatores essenciais para o sucesso de um negócio no mercado atual.

Nesse contexto, cada vez mais organizações têm buscado otimizar seus processos para melhorar seus resultados e despontar frente a concorrência. Para que isso aconteça, a governança de processos pode possibilitar que os resultados não sejam apenas pontuais e que estas melhorias aconteçam de forma consistente.

O que é governança de processos?

Governança de processos é a definição das regras e diretrizes para conduzir a gestão orientada por processos, além de, definir as responsabilidades e autoridades na estrutura do negócio. É importante ressaltar que a governança não deve tornar a estrutura existente mais complexa ou redundante quanto às atribuições. Portanto, o ideal é que a governança de processos otimize a estrutura funcional sem criar uma estrutura paralela.

Elementos essenciais para que Governança seja efetiva:

  1. Papéis e responsabilidades;
  2. Padrões;
  3. Estrutura;
  4. Tarefas;
  5. Mecanismos de controle;
  6. Objetivos;
  7. Mecanismos de avaliação e recompensa.

É importante ressaltar que as estruturas de governança de processos, não só definem os papéis e responsabilidades, mas também buscam garantir que estes papéis sejam efetivamente desempenhados.

Entenda a relação entre processos e entrega de valor

Entregar valor ao cliente é um elemento chave da estratégia de uma empresa. Porém, entrega de valor e processos possuem uma relação primordial. Em “Estabelecendo o Escritório de Projetos” ( Roger T; Leandro J; André M; p. 28, 2013.), é explanado o caráter fundamental dos processos na entrega de valor ao cliente. No referido material é ressaltado que não há outra forma de entregar valor se não por meio de processos.

Neste mesmo livro, encontramos também a seguinte afirmação a respeito da relevância do entendimento de processos de uma organização:

A verdadeira agilidade organizacional e desempenho ideal vem do profundo entendimento dos processos que entregam valor. Uma ampla competência organizacional em BPM é uma vantagem poderosa para aquelas organizações que aprendem a executar efetivamente o gerenciamento baseado em processos.

O BPM – Business Process Management – é uma disciplina gerencial direcionada a potencializar processos em todas as suas etapas. Entretanto, é necessário que haja um direcionamento efetivo, recursos, suporte e boas expectativas, pois a ausência destes elementos podem causar uma certa relutância nas equipes em se comprometer com grandes mudanças nos processos. Por este fato, é interessante que, ao estruturar a gestão de projetos, seja definida uma arquitetura de processos para que a organização tenha um maior autoconhecimento.

[epico_capture_sc id=”29799″]

O que é arquitetura de processos?

Imagine que você irá escrever um livro. Definir um índice com os tópicos que irão compor a obra seria um de seus primeiros passos, certo? Provavelmente, você não sairia escrevendo sem antes planejar os elementos que irão compor seu livro e rascunhar o desdobramento de cada tópico. Porém, é normal que durante o processo, você perceba que precisa ajustar e reformular este planejamento para melhorar o resultado final.

Portanto, assim como o índice de um livro, a arquitetura de processos serve para definir previamente como a organização irá avançar na estratégia. Mas depois, é importante que haja uma manutenção desta arquitetura para mantê-la como um organismo vivo.

Arquitetura de processos, que é inventariar, em nível macro, todos os elementos de um processo.

Esta estrutura deve abranger todos os tipos de processo organizacionais, que são:

  • Processos primários, são  os que agregam valor direto ao cliente;
  • Processos de apoio e suporte, são aqueles que complementam os primários;
  • Processos gerenciais, são utilizados para coordenar as atividades dos demais processos.

Governança de Processos

Dessa forma, a organização conecta a equipe com os recursos e tecnologias disponíveis para determinar por qual caminho seguir para alcançar os objetivos estratégicos com mais eficiência.

Além disso, por meio da arquitetura de processos, é possível ter uma visão geral de quais são os processos antes de automatizar. Ou seja, serve como base para o desdobramento da estratégia da empresa para determinar as prioridades nas melhorias e também a automação dos processos.

Arquitetura de Processos e BPMN

Outro ponto relevante sobre a arquitetura de processos, é que ela torna muito mais claros os papéis e responsabilidades na empresa. Além de auxiliar na compreensão das métricas e indicadores relevantes em cada processo. Desta forma, serve como base para se desdobrar os fluxogramas de BPMN.

O Business Process Model and Notation – BPMN, é uma notação gráfica que possui a função de especificar os processos e serve como apoio para o BPM. Nele é possível prover uma notação padrão, que pode ser compreendida tanto por usuários técnicos quanto por usuários de negócios.

Qual o papel da governança de processos?

A governança de processos possui algumas metas fundamentais como:

  • Padronização das iniciativas de cada processo;
  • Viabilizar o alinhamento entre estas iniciativas;
  • Possibilitar a melhoria contínua dos processos da organização;
  • Determinar as responsabilidades em cada processo;
  • Definir o poder de decisão de cada membro da equipe;
  • Agilizar os processos da organização;
  • Potencializar a gestão de projetos;
  • Aumentar a capacidade de entregas de valor da organização

Desta forma, a governança de processos deve estruturar as diretrizes e orientar a gestão de processos para que haja sinergia e eficiência nas entregas.

Gostou do nosso artigo sobre Governança de Processos? Então deixe nos comentários sua opinião! Compartilhe com os colegas e nas redes sociais! 😉

Cadastre-se em nosso canal do Youtube e fique por dentro das novidades.

Governança de Processos

 

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!