Carreira em TI: Oportunidades e Desafios

Em um mundo cada vez mais informatizado e imerso nas novas tecnologias, as carreiras em Tecnologia da Informação despontam como as mais promissoras. Dados de pesquisas recentes apontam que a TI é a área que mais tem gerado empregos no Brasil, segundo o relatório RADAR – Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

De cada 100 novos postos de trabalho para profissionais de nivel superior abertos entre 2009 e 2012 no Brasil, 16 foram para profissionais de TI, o que equivale a 49 mil empregos formais. Estudos na área, destacam carreiras como as de Gerente de Projetos, Administrador de Banco de Dados, Administrador de Redes, Programador, Arquiteto da Informação, Gerente de E-Commerce, Análise de Sistemas, Suporte Técnico e Processamento de Dados entre as mais promissoras neste contexto. Os salários também são atraentes e podem variar entre uma carreira e outra.

A este respeito, o Diretor de Operações da Lecom, Tiago Amôr comenta que “o Brasil está muito carente de pessoas boas na área. Precisamos fazer muito mais.. Temos espaços, oportunidades… chances de colocar o Brasil no topo da tecnologia mundial. Acredito que isso poderá ocorrer e sonho em ver esse dia, mas temos muito o que fazer e isso é um grande motivador um grande desafio… não parar de aprender, de conquistar, de evoluir! Acho que finalmente TI está chegando onde deveria nas empresas, ou seja, no centro das atenções e ligado a estratégia… Ao negócio e não apenas uma área funcional isolada.”

Tiago também falou a respeito de sua escolha em seguir a carreira na área de TI, dizendo: “Por incrível que pareça, TI é um sonho de criança. Olhava aquelas máquinas da época (CP500, TK 85) e sonhava poder programar nelas… e aprendi. Só que aprendi muito mais, lidar com TI é ter uma lógica muito avançada, raciocínio rápido mas é uma área muito humana também pois somente nós humanos conseguimos trabalhar com máquinas e precisamos trabalhar em equipe.”

Falando em oportunidades e carreira, a Lecom está com vagas abertas para quem deseja iniciar ou crescer em sua carreira na área de Tecnologia da Informação. Acesse nosso site e saiba mais sobre as vagas que oferecemos!

2 Comentários


  1. Bom dia!

    Existem empregos? Mas só para cargos de júnior para cima, e com exigências de pleno para cima. Sou formado em ADM, tenho experiência de 11 anos na área contábil/fiscal/suprimentos/rh e estou cursando Análise de Sistemas (4° semestre) em uma faculdade com um bom conceito, possuo inglês intermediário e não consigo uma vaga de estágio para ganhar R$ 800,00. Fiz até uma academia SAP-SD, via Instituto Esperansap, para ingressar na área. Será que é porque tenho 30 anos? Como posso adquirir experiência e me especializar se eu não vivenciar diariamente a rotina de TI? Agora, estou estudando para tirar a certificação ITIL Foundations, para ver se consigo algo. E infelizmente, após 6 meses me dedicando inteiramente à procura de um emprego/estágio em TI, estou retornando para minha profissão anterior, pois sonhos não pagam contas. Me desculpe, mas está me parecendo que esta questão de “área promissora” é realmente conversa de empregador para formar um contingente de mão-de-obra e achatar salários. Existem sim cargos com salários muito bons. Mas os empregadores não querem investir nada para ajudar a formar um bom profissional.

    Responder
    1. Comunicação Lecom

      Bom dia, Tiago!

      Após conversarmos por e-mail, deixamos aqui um parecer um pouco mais resumido sobre as questões levantadas por você.

      Bom Tiago, vejo que você envolve vários assuntos… O fato de existir oportunidades nessa área é incontestável, mas conforme nosso post, o mercado de tecnologia da informação enfrenta uma situação inusitada: sobram vagas, faltam profissionais. A situação é semelhante à vivida por outros setores da economia que buscam mão de obra qualificada, como por exemplo, a área de construção civil. A área de TI cresce 10% ao ano, em média, e a previsão é que chegue aos 12% em 2015, acontece que nesse cenário, os bons profissionais não acompanham o grande crescimento do setor.

      Em relação a nível, se é auxiliar/operacional, técnico, estágio, júnior/trainee, pleno, sênior, coordenação, etc. Há oportunidades para todos, desde que preparados adequadamente. Esse mercado não precisa apenas de profissionais, precisa de bons profissionais, e com qualificação técnica. A má formação e a ausência de vocação estão na base da escassez de mão de obra, outro detalhe alarmante, é que as instituições de ensino não estão conseguindo formar profissionais bons o suficiente para atender as demandas corporativas.

      Vamos agora conversar um pouco sobre sua vida profissional, vejo que você possui uma boa bagagem na área administrativa – e, entendo, que deva possuir um amplo repertório o qual contribui diretamente para o sucesso em qualquer processo seletivo, a bagagem na área administrativa, colabora com todas as demais áreas, pois as habilidades/competências são muitas. O fato de você não conseguir um estágio na área de TI é um pouco complexo, pois todo processo seletivo consiste em um grande volume de variáveis (competências técnicas e comportamentais), em relação a sua idade, considero como uma variável também… É preciso saber quais os requisitos das vagas que você se candidatou e verificar a idade que era solicitada para aquela oportunidade. A idade de 30 anos, poderia talvez não estar dentro dos requisitos das vagas as quais você participou, se candidatou.

      Sei que é difícil entender, Tiago, mas o seu caso é atípico, você está numa fase da vida onde o mercado entende que deveria estar profissionalmente em ascensão/desenvolvimento, realizando um upgrade na carreira, portanto, você terá que ser perseverante para fazer essa mudança. Conheço vários profissionais que fizeram essa mudança e tiveram sucesso, mas como citei é necessário ser perseverante e muito mais ainda, ser corajoso! A grande dúvida que algumas empresas têm na hora de inserir um profissional como você em um programa de estágio é fato de você talvez não se adaptar as funções, de não se sentir bem em um oportunidade dessas, pois conforme você nos passou, possui um excelente currículo e poderia preencher uma vaga de um nível maior, sem contar a questão financeira, você estaria ganhando bem menos, com menos benefícios. Tudo isso que coloco pode ser um impedimento, mas se você se mostrar disposto e continuar correndo atrás, tenho certeza que conseguirá se colocar na área que deseja.

      Conforme iniciei a conversa, as variáveis são muitas e eu poderia ficar aqui escrevendo por um bom tempo para explanar mais sobre o assunto… Dessa forma, peço que se tiver interesse em estender os temas, entre em contato comigo para que possamos conversar melhor.
      Lembro que você pode acompanhar o trabalhe conosco da Lecom. No nosso site é possível verificar se surgem vagas que condizem com os seus objetivos profissionais, pode também deixar seu currículo cadastrado, e se surgir alguma vaga entramos em contato.

      Agradecemos o contato e desejamos boa sorte a você nesta empreitada! Pelo que conversamos deu pra sentir que você é uma pessoa bastante determinada e está em busca de seus sonhos, fatores essenciais para ser bem-sucedido não somente na profissão, mas na vida.

      Abraços e tenha um bom dia!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.