Por dentro do BPM – método ágil, você sabe como aplicar nos negócios?

Os negócios nunca foram tão dinâmicos quanto na era digital em curso. As inovações surgem de maneira intensa em variados setores e, assim, seus objetivos e processos estão em constante evolução. Nesse cenário, o Business Process Management (BPM), ou Gerenciamento de Processos de Negócios, na livre tradução, passou a ser considerado uma prática contínua e estratégica. Você sabe como o BPM – método ágil pode transformar sua organização?

O relatório BPM Platforms for Digital Automation de 2016, da consultoria global Forrester Research, já destacava que as prioridades de BPM foram além da redução de custos e passaram a focar também nos clientes. Tendo a mudança de processos concentrada em facilitar a colaboração entre funcionários, clientes, parceiros e ‘coisas’. Ele favorece, portanto, toda a cadeia de negócio.

Mas o que é BPM – método ágil?  O livro BPM CBOK, dos autores Tony BenedictNancy BilodeauPhil VitkusConnie Moore, conceitua a sigla como a representação de uma nova forma de visualizar as operações de negócios, que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Ou seja, é fazer a gestão dos processos de negócios com foco na otimização dos resultados obtidos por meio de melhorias, transformação digital e gerenciamento.

Na avaliação do instituto de pesquisa e consultoria global Gartner, o uso das melhores práticas do BPM, aplicadas aos processos da empresa, reduz em até 20% os custos operacionais. Essa redução acontece, pois utilizando as melhores práticas do BPM conseguimos obter melhores resultados na gestão. Elimina-se a burocracia, reduzindo tempo de execução das tarefas. Além de maior controle das atividades do processo, ampla rastreabilidade das informações e mais agilidade nas tomadas de decisão.

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Vantagens competitivas do BPM – método ágil

Os processos analógicos precisam ser transformados e substituídos por processos digitais para gerar mais agilidade e eficiência ao negócio.  Um grande diferencial competitivo acontece quando os processos são estruturados, fazendo a gestão de documentos e criando indicadores. Essa organização torna a gestão do negócio mais inteligente. De acordo com o Gartner o que faz o negócio ter um diferencial frente à concorrência é a capacidade de torná-lo mais inteligente.

Quer descobrir como transformar processos analógicos em digitais? Então confira nosso Webinar, “Do Processo analógico ao Digital” – com Eduardo Britto, diretor da iProcess.

Tomemos como exemplo um processo de SAC. Quando ele é digital, o cliente pode rastrear a solicitação e saber sobre os prazos em que o processo deve ser executado. Já do lado da empresa. Ao receber uma solicitação, como o processo já está definido, o caminho a ser percorrido está traçado. E, todos os envolvidos conhecem o seu papel no processo e prazos para a execução da solicitação.

Transformando o negócio com BPM – método ágil

Tornar os processos digitais pode ser o primeiro passo para a transformação do negócio. Pois ao automatizá-los, conseguimos identificar gargalos e etapas improdutivas. Contudo, não é uma tarefa fácil, porque envolve pessoas e, certamente, cultura.

BPM - método ágil

A transformação digital exige uma nova cultura. E isso não significa um impedimento, considerando que essa mudança gera um ambiente mais favorável para gestão e execução das tarefas. As pessoas envolvidas logo conseguem observar a facilidade e a excelência dessa gestão. Uma vez que conseguem acompanhar e monitorar os fluxos de trabalho, com mobilidade, agilidade, segurança e autonomia.

Aqui na Lecom, nosso time de especialistas utiliza a metodologia de entregas ágeis, que traz agilidade e entregas contínuas de valor. Dessa forma, os clientes têm uma rápida e constante experimentação da solução e dos seus benefícios de acordo com o objetivo do negócio.

O grande diferencial da Lecom é auxiliar as empresas em toda a sua jornada de transformação digital. Transformando processos analógicos em verdadeiras experiências digitais. O objetivo é a evolução do negócio. Ganhando assim, gestão integrada das informações, com redução de custos, agilidade e autonomia na automação dos fluxos de trabalho e controle dos processos. Estamos comprometidos em tornar a empresa preparada para as atuais exigências e desafios da nova economia.

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