Os negócios nunca foram tão dinâmicos quanto na era digital em curso. As inovações surgem de maneira intensa em variados setores e, assim, seus objetivos e processos estão em constante evolução. Nesse cenário, o Business Process Management (BPM), ou Gerenciamento de Processos de Negócios, na livre tradução, passou a ser considerado uma prática contínua e estratégica. Você sabe como o BPM – método ágil pode transformar sua organização?
O relatório BPM Platforms for Digital Automation de 2016, da consultoria global Forrester Research, já destacava que as prioridades de BPM foram além da redução de custos e passaram a focar também nos clientes. Tendo a mudança de processos concentrada em facilitar a colaboração entre funcionários, clientes, parceiros e ‘coisas’. Ele favorece, portanto, toda a cadeia de negócio.
Mas o que é BPM – método ágil? O livro BPM CBOK, dos autores Tony Benedict, Nancy Bilodeau, Phil Vitkus e Connie Moore, conceitua a sigla como a representação de uma nova forma de visualizar as operações de negócios, que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Ou seja, é fazer a gestão dos processos de negócios com foco na otimização dos resultados obtidos por meio de melhorias, transformação digital e gerenciamento.
Na avaliação do instituto de pesquisa e consultoria global Gartner, o uso das melhores práticas do BPM, aplicadas aos processos da empresa, reduz em até 20% os custos operacionais. Essa redução acontece, pois utilizando as melhores práticas do BPM conseguimos obter melhores resultados na gestão. Elimina-se a burocracia, reduzindo tempo de execução das tarefas. Além de maior controle das atividades do processo, ampla rastreabilidade das informações e mais agilidade nas tomadas de decisão.
Vantagens competitivas do BPM – método ágil
Os processos analógicos precisam ser transformados e substituídos por processos digitais para gerar mais agilidade e eficiência ao negócio. Um grande diferencial competitivo acontece quando os processos são estruturados, fazendo a gestão de documentos e criando indicadores. Essa organização torna a gestão do negócio mais inteligente. De acordo com o Gartner o que faz o negócio ter um diferencial frente à concorrência é a capacidade de torná-lo mais inteligente.
Quer descobrir como transformar processos analógicos em digitais? Então confira nosso Webinar, “Do Processo analógico ao Digital” – com Eduardo Britto, diretor da iProcess.
Tomemos como exemplo um processo de SAC. Quando ele é digital, o cliente pode rastrear a solicitação e saber sobre os prazos em que o processo deve ser executado. Já do lado da empresa. Ao receber uma solicitação, como o processo já está definido, o caminho a ser percorrido está traçado. E, todos os envolvidos conhecem o seu papel no processo e prazos para a execução da solicitação.
Transformando o negócio com BPM – método ágil
Tornar os processos digitais pode ser o primeiro passo para a transformação do negócio. Pois ao automatizá-los, conseguimos identificar gargalos e etapas improdutivas. Contudo, não é uma tarefa fácil, porque envolve pessoas e, certamente, cultura.
A transformação digital exige uma nova cultura. E isso não significa um impedimento, considerando que essa mudança gera um ambiente mais favorável para gestão e execução das tarefas. As pessoas envolvidas logo conseguem observar a facilidade e a excelência dessa gestão. Uma vez que conseguem acompanhar e monitorar os fluxos de trabalho, com mobilidade, agilidade, segurança e autonomia.
Aqui na Lecom, nosso time de especialistas utiliza a metodologia de entregas ágeis, que traz agilidade e entregas contínuas de valor. Dessa forma, os clientes têm uma rápida e constante experimentação da solução e dos seus benefícios de acordo com o objetivo do negócio.
O grande diferencial da Lecom é auxiliar as empresas em toda a sua jornada de transformação digital. Transformando processos analógicos em verdadeiras experiências digitais. O objetivo é a evolução do negócio. Ganhando assim, gestão integrada das informações, com redução de custos, agilidade e autonomia na automação dos fluxos de trabalho e controle dos processos. Estamos comprometidos em tornar a empresa preparada para as atuais exigências e desafios da nova economia.
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