Lecom BPM: solução para otimizar processos

Na série de posts dedicados à Gestão de Processos, vamos demonstrar como essa forma de gestão pode auxiliar as empresas a otimizar tempo e custos, visando a melhoria contínua dos processos da rotina corporativa. Já falamos um pouco sobre as vantagens de enxergar a empresa sob a ótica de processos; também foi comentado sobre as características de um software de gestão e sobre as necessidades organizacionais não supridas pelo ERP. No post de hoje, o Gerente de Operações da Lecom Tiago Amôr apresentará um pouco da ferramenta Lecom BPM.

A solução se integra a qualquer ERP de mercado justamente com o objetivo de suprir diversos “gaps” deixados pelo software de gestão. Para explicar um pouco sobre a atuação da ferramenta, Tiago comenta um exemplo prático utilizado pela própria Lecom e por vários clientes:

“Enquanto o ERP registra dados e concentra informações, o Lecom BPM é responsável por organizar o passo-a-passo do que será feito na empresa com esses registros. Por exemplo, num processo de contratação de funcionário, enquanto o ERP possui os dados do cadastro do indivíduo, o Lecom bpm é responsável por direcionar informações para que a área de TI prepare um computador para o contratado, crie o e-mail, cadastre nos sistemas da empresa, para que a área de RH organize os documentos necessários, entre outras etapas. Também é válido ressaltar que essas e outras atividades necessárias podem ser feitas simultaneamente, para que tudo esteja preparado para receber o novo funcionário quando ele iniciar seu trabalho na empresa. Isso impacta não apenas no sistema de organização corporativo, como também na imagem da empresa.”

Dessa forma, resumidamente podemos dizer que o Lecom BPM é responsável por distribuir atividades, além de automatizar as aprovações necessárias a cada processo para a continuidade do mesmo. E como a Lecom vislumbrou a necessidade de criar uma ferramenta como essa? Tiago responde:

“Desde 2000 trabalhamos com o objetivo de utilizar a tecnologia para levar valor agregado aos clientes. Agora em 2011, depois de diversas pesquisas nas áreas de usabilidade, flexibilidade, interface entre outras, a Lecom lança a versão 4.50 do ATOS Lecom, com foco na análise e no monitoramento dos processos. A solução trará funcionalidades cada vez mais indispensáveis a rotina dos gestores, como a possibilidade de administrar os indicadores da empresa através da solução, bem como personalizar gráficos para acompanhar a performance dos processos e desses indicadores.”

Curioso para saber um pouco mais sobre esse controle de indicadores? Segundo Tiago, a solução contará com um módulo de KPI, que permitirá que o gestor anteveja os problemas, atuando com agilidade na criação de planos de ação para corrigir os desvios. Quer conhecer outros benefícios da solução? O Gerente de Operações da Lecom elenca aqui alguns deles:

  • Facilidade para administrar informações estratégicas;
  • Segurança no tráfego das informações;
  • Flexibilidade para realizar as aprovações, trazendo mais eficiência a rotina corporativa;
  • Padronização e controle das atividades;
  • Disseminação de uma metodologia uniforme na empresa, o que diminui situações como a perda de documentos em papel; aliás, com o ATOS Lecom há uma diminuição drástica do fluxo de papel, o que reduz os custos da empresa bem como o impacto ambiental que a mesma causa;

Na semana que vem, traremos outras características do Lecom BPM e da versão que estamos lançando. Até lá, se quiser maiores detalhes faça contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.