7 erros que podem impedir a transformação digital do seu negócio

Será que alguns destes 7 erros está dificultando a transformação digital do seu negócio?  O mercado está em constante mudança e as empresas tradicionais percebem uma forte necessidade de romper com o passado analógico. A busca por soluções tecnológicas para elevar a performance das empresas aos níveis de eficiência, flexibilidade e inovação exigidos pela era digital é cada vez mais frequente. Porém, existem alguns erros comuns neste processo que comprometem o sucesso da transformação digital das empresas. Não deixe que estes erros atrapalhem a inovação no seu negócio!

Confira neste post, 7 equívocos recorrentes ao implementar a transformação digital e como evitá-los em sua empresa.

Os 7 pecados da transformação digital: evite estes erros!

  1. Falta de planejamento estratégico

É comum que, ao pensar em transformação digital, a tecnologia seja uma grande protagonista. Porém, entender o contexto, a cultura e ter os objetivos claros, é imprescindível.

A tecnologia é apenas o meio pelo qual a transformação digital das empresas acontece. Mas para que seja bem sucedida, garanta primeiramente um bom planejamento estratégico.

  1.  Implementar a tecnologia sem compreender as pessoas

Apostar que a tecnologia irá trazer os resultados por si só é um grande equívoco. Investir em uma tecnologia de ponta não trará resultados se não houver a devida atenção e envolvimento das pessoas que são chave para que o projeto dê certo.

Thaiz Menezes, consultora de RH, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, ressalta a relevância deste foco em compreender os contextos dos usuários ao implementar uma solução digital.

“Um exemplo disso é aquela empresa que coloca um estagiário recém contratado para a importação de dados para a plataforma digital enquanto a equipe que utilizará a ferramenta no cotidiano passa pelo treinamento. Esse perfil de desalinhamento, pode acarretar em retrabalho e perda de agilidade.” – Thaiz Menezes

  1. Pouco investimento em qualificação ou falta de capacitação ao implantar uma nova ferramenta

As pessoas são partes essenciais de qualquer organização. A eficiência das soluções tecnológicas dependerá do nível de apreensão dos usuários.

O retorno sobre o investimento em tecnologia será diretamente impactado pelo nível de qualificação e capacitação dos usuários. Portanto, invista no desenvolvimento do seu time.

“Essa necessidade deve ser vista enquanto investimento dentro do horário de trabalho afinal, sua ferramenta será utilizada por todos e a capacitação dos usuários dentro do contexto é de extrema importância para agilizar seus processos.” – Thaiz Menezes

Saiba tudo sobre BPM

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar as novidades da transformação digital no Mundo!

  1. Acreditar que todo o trabalho deve ser feito pela área de TI

A transformação digital das empresas ultrapassa a simples implementação de novas tecnologias, se trata de uma transformação cultural. Trata-se de um processo que envolve toda a organização.

  1. Falta de integração das equipes

O setor de TI possui um papel fundamental quando se trata de inovação tecnológica, portanto, é importante que trabalhem em sinergia com as outras áreas da empresa para consolidar a transformação digital.

Dessa forma, é possível garantir que a disrupção aconteça com o mínimo de impactos negativos, pois haverá um maior alinhamento entre todos durante o processo.

  1. Não alinhar metas claras com os fornecedores de soluções digitais.

É fato que a transformação digital das empresas não se resume à implantação de soluções digitais, porém, elas são ferramentas muito relevantes neste processo. Nesse ponto, é importante alinhar quais são as metas para o processo de transformação digital. Além disso, contratar fornecedores que compreendam as especificidades do negócio e façam entregas constantes de alto valor garante resultados muito melhores.

  1. Manter processos analógicos

Como ser digital se a forma como a sua empresa funciona é analógica? Os dados sobre o funcionamento da empresa são a base para a configuração das tecnologias. Mas estes dados precisam estar no contexto digital, organizados de forma que possam ser utilizados no input das soluções tecnológicas. Pensar em processos digitais é pensar no alicerce para a transformação digital da sua empresa.

[SAIBA MAIS SOBRE O ALICERCE DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL]

Quer saber como a plataforma Lecom te empodera para isso? Confira nosso overview  😉

E então, alguns destes “pecados” estão impedindo a transformação do seu negócio? Como estão seus processos, sua empresa está pronta para a transformação digital? Conte pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.