7 erros que podem impedir a transformação digital do seu negócio

7 pecados da transformação digital das empresas

Compartilhe

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Será que alguns destes 7 erros está dificultando a transformação digital do seu negócio?  O mercado está em constante mudança e as empresas tradicionais percebem uma forte necessidade de romper com o passado analógico. A busca por soluções tecnológicas para elevar a performance das empresas aos níveis de eficiência, flexibilidade e inovação exigidos pela era digital é cada vez mais frequente. Porém, existem alguns erros comuns neste processo que comprometem o sucesso da transformação digital das empresas. Não deixe que estes erros atrapalhem a inovação no seu negócio!

Confira neste post, 7 equívocos recorrentes ao implementar a transformação digital e como evitá-los em sua empresa.

Os 7 pecados da transformação digital: evite estes erros!

  1. Falta de planejamento estratégico

É comum que, ao pensar em transformação digital, a tecnologia seja uma grande protagonista. Porém, entender o contexto, a cultura e ter os objetivos claros, é imprescindível.

A tecnologia é apenas o meio pelo qual a transformação digital das empresas acontece. Mas para que seja bem sucedida, garanta primeiramente um bom planejamento estratégico.

  1.  Implementar a tecnologia sem compreender as pessoas

Apostar que a tecnologia irá trazer os resultados por si só é um grande equívoco. Investir em uma tecnologia de ponta não trará resultados se não houver a devida atenção e envolvimento das pessoas que são chave para que o projeto dê certo.

Thaiz Menezes, consultora de RH, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, ressalta a relevância deste foco em compreender os contextos dos usuários ao implementar uma solução digital.

“Um exemplo disso é aquela empresa que coloca um estagiário recém contratado para a importação de dados para a plataforma digital enquanto a equipe que utilizará a ferramenta no cotidiano passa pelo treinamento. Esse perfil de desalinhamento, pode acarretar em retrabalho e perda de agilidade.” – Thaiz Menezes

  1. Pouco investimento em qualificação ou falta de capacitação ao implantar uma nova ferramenta

As pessoas são partes essenciais de qualquer organização. A eficiência das soluções tecnológicas dependerá do nível de apreensão dos usuários.

O retorno sobre o investimento em tecnologia será diretamente impactado pelo nível de qualificação e capacitação dos usuários. Portanto, invista no desenvolvimento do seu time.

“Essa necessidade deve ser vista enquanto investimento dentro do horário de trabalho afinal, sua ferramenta será utilizada por todos e a capacitação dos usuários dentro do contexto é de extrema importância para agilizar seus processos.” – Thaiz Menezes

[epico_capture_sc id=”29799″]

  1. Acreditar que todo o trabalho deve ser feito pela área de TI

A transformação digital das empresas ultrapassa a simples implementação de novas tecnologias, se trata de uma transformação cultural. Trata-se de um processo que envolve toda a organização.

  1. Falta de integração das equipes

O setor de TI possui um papel fundamental quando se trata de inovação tecnológica, portanto, é importante que trabalhem em sinergia com as outras áreas da empresa para consolidar a transformação digital.

Dessa forma, é possível garantir que a disrupção aconteça com o mínimo de impactos negativos, pois haverá um maior alinhamento entre todos durante o processo.

  1. Não alinhar metas claras com os fornecedores de soluções digitais.

É fato que a transformação digital das empresas não se resume à implantação de soluções digitais, porém, elas são ferramentas muito relevantes neste processo. Nesse ponto, é importante alinhar quais são as metas para o processo de transformação digital. Além disso, contratar fornecedores que compreendam as especificidades do negócio e façam entregas constantes de alto valor garante resultados muito melhores.

  1. Manter processos analógicos

Como ser digital se a forma como a sua empresa funciona é analógica? Os dados sobre o funcionamento da empresa são a base para a configuração das tecnologias. Mas estes dados precisam estar no contexto digital, organizados de forma que possam ser utilizados no input das soluções tecnológicas. Pensar em processos digitais é pensar no alicerce para a transformação digital da sua empresa.

[SAIBA MAIS SOBRE O ALICERCE DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL]

Quer saber como a plataforma Lecom te empodera para isso? Confira nosso overview  😉

E então, alguns destes “pecados” estão impedindo a transformação do seu negócio? Como estão seus processos, sua empresa está pronta para a transformação digital? Conte pra gente nos comentários.

Marketing Lecom

Marketing Lecom

A Era Digital não alcança somente startups e empresas altamente inovadoras, é preciso mudar o paradigma de como unidades de negócio e tecnologia desenvolvem e entregam processos digitais e resultados na organização. Quer saber como tornar o seu negócio relevante no universo digital ? Chama no chat!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Consistência sempre tende a ser mais importante do que a intensidade, portanto, após a chegada e a missão dada, é trivial proporcionar um ambiente de trabalho onde as pessoas possam dar o melhor de si.

Sobre Nós

Líderes em Automação Inteligente de Processos.

Visite nosso site!

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Assine nossa news

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações