Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

3 motivos do porquê o BPM não deu certo na sua empresa

Café com BPM - Blog Lecom BPM

Coitado do BPM. Tantas vezes é rechaçado nas rodas de discussão e a culpa nem era dele. Costumamos colocar uma carga de responsabilidade nas costas dele que muitas vezes deveriam estar na nossa! E aí acontece o mais grave: o projeto de BPM não deu certo na sua empresa.

Há inúmeros motivos que poderiam causar isso. Renderia uma série enorme de posts aqui no blog! Porém, separamos 3 motivos que acreditamos serem os mais comuns.
Com vocês, os 3 motivos do porquê o BPM não deu certo na sua empresa:

 

1- Pensar que o modelo de negócio é igual de TI

Desista. O profissional de negócio não pensa igual o profissional de TI. Por conta disso, não adianta achar que o uso de BPMN irá resolver o problema dessa divergência. Claro, é uma notação e ela serve para padronizar justamente aquilo que é diferente entre as áreas. Porém, no desenho do pessoal de TI há outros pontos a serem validades, como integrações e validações. Já no desenho do pessoal de negócios, o foco é outro e muitas vezes não traduz para o profissional de TI a real intenção dele.

Aposto que você já cansou de ouvir frases como:
“O pessoal de TI não conseguiu entender o que eu queria”
“O cara de negócio todo dia pedia uma coisa diferente”

Esse embate não vai acabar e o que precisamos é assumir que são áreas com pensamentos diferentes e que – justamente por isso – não podem ficar tão distantes. Veja a imagem abaixo como a distância entre as áreas gera um verdadeiro telefone sem fio:

Diferença de entendimento em um projeot de BPM

 

E podemos ir além. O problema de distanciamento entre as áreas é tão grande que implica diretamente no custo de um projeto.
Como podemos ver na imagem abaixo, o maior custo de um projeto está na programação, porém a culpa de retrabalho representa apenas 7% para essa etapa. O grosso da origem dos retrabalhos está nos requisitos. Ou seja, uma parte que não sabe se explicar e outra parte que não sabe entender.

Fontes de retrabalho de um projeto BPMS

Por esses motivos, o projeto pode não funcionar. A área de negócios tenta explicar suas necessidades para a área de TI, que tenta resolver encontrando a melhor solução, baseando-se em uma realidade muitas vezes irreal.

Afinal, como resolver isso?

A área de negócios precisa estar presente e o BPMS permite isso. Com uma solução prática e intuitiva, a própria área de negócio desenha e prototipa a solução para o seu problema. A área de TI fica com os assuntos realmente relacionados ao que sua área é demandada, como as integrações e especificações mais técnicas que possam a vir serem necessárias. Muito mais eficiente, não é?

Assim, o que antes era: especificações técnicas, diagramas técnicos, codificação pura, protótipos “fakes”, passa a ser: modelos e fluxos, regras e campos automáticos, telas automáticas e reais

Eliminamos dessa maneira o gargalo que era transmitir o que achava ser o problema para alguém que achava ter a solução. Colocamos as equipes para trabalharem naquilo que realmente são especialistas e assim temos um projeto muito mais funcional!

 

2- Pensar que o BPM pode correr uma maratona

Sabemos da TI bimodal: maratona e sprints.
Os projetos de TI maratonistas visam enormes entregas, com grandes períodos e equipes totalmente focadas. Funcionam muito bem para diversos projetos. Porém, será que essa não foi a causa do fracasso do BPM na sua empresa?

Lembre-se que um projeto de BPM visa na solução. Se o projeto ideal para quem está a pé é a construção de um avião, se oferecermos uma bicicleta enquanto o avião é produzido isso já gerará um enorme aumento de eficiente, não é? A mesma coisa acontece com BPM.
Quando trabalho por sprints, ciclos de entrega, as soluções são melhores conduzidas e seus resultados aparecem de maneira mais palpável e rápida. Além disso, o risco de entrega de algo que não resolve o problema é mitigado.
Outro ponto melhorado com o trabalho por ciclos é a cultura organizacional, que pouco a pouco se entrelaça com a cultura do BPM. Nada de assustar os colaboradores com uma reviravolta repentina em suas rotinas.
Com esses pontos, a curva de aprendizado do projeto sobe rapidamente, já que ele acontece a cada ciclo e não apenas ao final do projeto.

 

Curva de aprendizado na implantação de BPM

3- Achar que o BPM vai salvar o mundo

[tweet] É triste, mas é verdade: o BPM não é o Batman. Muitas vezes a melhor solução não será a implantação de BPM e precisamos aceitar essa dura realidade. [/tweet]
Quando pensamos que o BPM pode solucionar todos os problemas da organização, estamos enganados. Há muitas outras soluções no mercado que podem ser muito mais eficientes para alguns cenários. Precisamos ter a maturidade para utilizar a melhor tecnologia existente para atender as demandas organizacionais de software.

Além do BPM, temos no mercado produtos standart e o desenvolvimento de aplicações especialistas. Cada um resolve perfeitamente uma necessidade.
Veja abaixo. A automação de processos é, sem dúvida, a melhor solução para controle de fluxo de trabalho em aplicações restritas. Não adianta achar que ele será o melhor para solucionar necessidades que demandam funcionalidades especialistas que seu projeto afundará.

Utilização de BPM

 

Assim, use o BPM para o que ele realmente é bom e saiba escolher outros produtos quando a demanda da organização solicitar isso.

 

E aí, encontrou o motivo de não ter dado certo na sua empresa?
Quer tentar de novo, agora com foco no resultado?
Aproveita e dá uma olhada no Demonstrativo do Lecom BPM e bons projetos!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!